ESPORTE NA MÍDIA

Farid Germano é afastado de programa, e apresentador se desculpa: ‘Mensagem racista’

Jornalista gremista foi acusado de racismo após emitir sons de macaco em provocação ao Internacional; perfil de Farid no X (antigo Twitter) está fora do ar

Compartilhe
google-news-logo

O jornalista gremista Farid Germano foi afastado do programa Donos da Bola-RS, da Band, nesta sexta-feira (15/12), após acusações de racismo por proferir sons de macaco durante provocação ao Internacional.

Durante a edição dessa quinta-feira (14/12), data em que a eliminação do Internacional para o Mazembe no Mundial de Clubes de 2010 completou 12 anos, Farid imitou a icônica comemoração feita pelo ex-goleiro do time do Congo, o congolês Muteba Kitiaba, após o final da partida.

Enquanto performava a comemoração do ex-jogador africano, o jornalista emitiu sons parecidos com os de um macaco. Por isso, torcedores de Inter, Grêmio e outros clubes apontaram que ele cometeu ato racista.

Apresentador condena ‘mensagem racista’ de Farid Germano

Na edição do Donos da Bola desta sexta, Farid, que é membro fixo do programa, não estava presente. Na abertura, o apresentador Filipe Gamba condenou o ato do jornalista gremista e pediu desculpas ao público.

“A mensagem transmitida com esse gesto foi uma mensagem racista. Esta mensagem atinge uma causa, não colabora em absolutamente nada no combate ao racismo. E aqui não é um pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido. É um pedido de desculpas porque a mensagem ofendeu e ofendeu muito”

Filipe Gamba, apresentador do Donos da Bola-RS

Gamba ainda completou destacando a importância de se opor a ações como a de Farid: “um episódio assim fortalece o seguinte. Não basta a gente não ser racista. É preciso, além de ser antirracista, mostrar que somos antirracistas. Inúmeras pessoas foram ofendidas com aquilo que aconteceu ontem aqui. É dever de todos nós, jornalistas sendo esportivos ou não, entender que isso não colabora para uma sociedade melhor”

A Band ainda não informou qual será o futuro de Farid Germano na emissora.

Perfil de Farid está fora do ar

O perfil oficial do jornalista gaúcho no X (antigo Twitter) está fora do ar desde que o caso ganhou maior repercussão, nesta sexta-feira (15/12).

Compartilhe
google-news-logo