Neste domingo (17), a Fifa anunciou a Copa Intercontinental, que irá substituir o atual Mundial de Clubes. O novo torneio já havia sido aprovado em março e agora teve o formato definido. A divulgação do regulamento ocorreu após reunião do Conselho da entidade em Jedá, na Arábia Saudita.
O Mundial de Clubes, atualmente disputado com 32 equipes, passará a ser disputado de quatro em quatro anos, com a primeira edição em 2025. Portanto, a Copa Intercontinental substituirá a competição no calendário anual, a começar por 2024.
Leia também:
- Özil provoca Leonardo DiCaprio após ator desconhecer Arsenal
- Atlético de olho: Libertadores tem 46 times definidos
Assim como o atual modelo do Mundial de Clubes, a Copa Intercontinental será disputada por campeões continentais dos respectivos anos. No entanto, não contará com o representante do país-sede.
Outra novidade de formato é que o campeão da Champions League já estará classificado para a grande final. Enquanto isso, as demais equipes disputarão o mata-mata.
A grande decisão será em local neutro e já tem data: 18 de dezembro. A semifinal, chamada de playoff pela Fifa, que definirá o segundo finalista, também já está marcada: 14 de dezembro. Os confrontos da primeira fase ainda não têm previsão.
Formato da Copa Intercontinental
Fase 1
A primeira fase é dividida em duas chaves. Na chave 1 estarão os times campeões da África, Ásia e Oceania. A equipe da Oceania será visitante na primeira partida e conhecerá seu adversário por meio de sorteio. O time que sobrar espera o vencedor do primeiro duelo para um jogo mata-mata. Quem vencer o último jogo, avança para a fase 2.
Na chave 2, estão representantes da Libertadores e da Concacaf (Américas do Norte e Central). O mando de campo de 2024 é definido por sorteio e a cada ano se alternará. Quem vencer, se classifica para o playoff.
Fase 2
Na fase 2, o mata-mata, chamado de playoff pela Fifa, será disputado em campo neutro e no mesmo campo da grande final. Essa “semifinal” será disputada pelos vencedores das chaves 1 e 2, em confronto único.
Fase 3 (final)
O campeão da Copa Intercontinental será definido em campo neutro e partida única. Um dos finalistas já está garantido: o campeão da Champions League. O outro será o vencedor da fase 2.