SAÚDE MENTAL NO FUTEBOL

Ex-Atlético e Cruzeiro relembra depressão: ‘Pensei que poderia morrer’

Em entrevista ao UOL, Thiago Ribeiro, ex-Atlético e Cruzeiro, relembrou período mais difícil da carreira e pensamentos durante depressão
Foto do autor
Compartilhe

Aos 37 anos, o atacante Thiago Ribeiro, ex-Atlético e Cruzeiro, é um exemplo da importância de se debater a saúde mental no futebol. Em 2014, quando defendia o Santos, o jogador enfrentou grave período de depressão. “Pensei que poderia morrer”, relembrou em entrevista ao UOL.

Thiago Ribeiro defenderá o Catanduva, da Série A3 do Campeonato Paulista em 2024. Hoje recuperado da depressão, o jogador espera atuar profissionalmente até os 40 anos de idade.

Em entrevista, o atacante relembrou o início da doença. Até hoje, o atleta se pergunta os motivos que o levaram a passar por aquele desafio.

“É uma coisa… no meu caso foi bem estranha. Eu não estava passando por nenhum problema naquele momento. Na questão pessoal, profissional, realmente foi uma situação que começou do nada. Até hoje eu tento entender por que começou naquela época”, disse.

“Pensei que poderia morrer”, afirmou Thiago Ribeiro

“Em alguns momentos, eu fiquei preocupado e pensei que poderia morrer. Você fica com medo porque sente muita falta de ar, um sufoco. Parece que quer respirar e não consegue. Teve alguns momentos ali que me deu uma ansiedade assim tão forte que você não consegue respirar normalmente, que às vezes, sim, parece que você vai morrer. Por isso que isso é uma situação que tem que ter muito cuidado.”

Thiago Ribeiro, atacante ex-Atlético e Cruzeiro
Thiago Ribeiro defendeu o Democrata-SL em 2023 - (foto: Reprodução)
Thiago Ribeiro defendeu o Democrata-SL em 2023(foto: Reprodução)

O jogador também destacou ter se apegado à espiritualidade para superar a doença. Ele garante nunca ter pensado em “desistir de tudo”.

“Olha, quando eu estava passando por esse momento bem complicado, a primeira coisa que busquei foi força em Deus. Esse é o principal. Segundo ponto, meus familiares mais próximos e amigos que sempre me deram força pra não desanimar. Nunca passou pela minha cabeça fazer alguma besteira ou desistir de tudo”, encerrou.

Thiago Ribeiro marcou 49 gols em 147 jogos pelo Cruzeiro, conquistando os Campeonatos Mineiros de 2009 e 2011. Já pelo Atlético, foram 10 gols em 43 jogos, com títulos do Campeonato Mineiro e da Florida Cup em 2016.

Compartilhe