A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta terça-feira (2/1). Entre os 128 clubes participantes do maior torneio de base do futebol brasileiro, quatro são de Minas Gerais. São eles: América, Atlético, Coimbra e Cruzeiro. No entanto, uma quinta equipe do estado, que não está inscrita na competição, pode se considerar representada.
Esse clube é o Ipatinga, do Vale do Aço. Apesar de não ter vaga na competição, o time sub-20 do Tigre vai “jogar” a Copinha. Mas como isso é possível? O No Ataque explica!
Rondoniense é o Ipatinga na Copinha
O Clube Atlético Rondoniense, time da cidade de Vilhena, no interior de Rondônia, região Norte do Brasil, tem uma parceria com o Ipatinga. Em setembro do ano passado, o Jacaré foi campeão estadual sub-20 utilizando jogadores cedidos pela equipe mineira.
A conquista garantiu ao Rondoniense uma vaga na Copinha de 2024. O Ipatinga, por sua vez, não está entre os classificados de Minas Gerais no torneio. Dessa forma, em novembro de 2023, os clubes acertaram que a delegação sub-20 do Tigre – jogadores e comissão técnica – representará o Jacaré, utilizando, portanto, o nome, escudo e uniforme do Rondoniense na competição em São Paulo.
Apesar da parceria entre os clubes, a Federação Paulista de Futebol (FPF) trata oficialmente o time com jogadores do Ipatinga apenas como Rondoniense. Essa equipe está no Grupo 8 da Copa São Paulo de Futebol Júnior e vai estrear nesta segunda, às 17h, contra o Ceará, em Leme, no interior paulista.
O grupo ainda conta com o Lemense (SP) e o Gama (DF).