FUTEBOL INTERNACIONAL

Dispensado pelo Atlético, zagueiro ex-Cruzeiro é anunciado por gigante português

Mineiro de Sete Lagoas assinou contrato com multa rescisória milionária; relembre passagem dele no Cruzeiro e veja porque foi dispensado no Atlético
Foto do autor
Compartilhe

Zagueiro ex-Cruzeiro, o ítalo-brasileiro Rafael Silva Pontelo, de 20 anos, deu grande passo na carreira. O jovem acertou com o Sporting, gigante de Portugal, e foi anunciado pelo clube nessa terça-feira (2/1). Mineiro de Sete Lagoas, o defensor tem história com os dois maiores clubes do estado: quando era adolescente, fez testes no Atlético, mas foi dispensado, e em 2022 teve passagem pela base da Raposa.

Rafael chegou ao Sporting após se destacar pelo modesto Leixões, time que está na segunda divisão do campeonato português e briga contra o rebaixamento para a terceirona, durante a primeira metade da temporada 2023/2024.

O zagueiro chegou com moral no gigante de Portugal, que o considera uma grande promessa e vê nele potencial para ser o futuro substituto de Gonçalo Inácio, principal defensor da equipe, que têm atraído atenção de vários gigantes europeus e deve ser vendido por cifras altas ao final da temporada. O perfil de Rafael é bem parecido com o de Inácio: os dois são canhotos, rápidos e sentem-se confortáveis com a bola no pé.

O mineiro assinou contrato com o Sporting até 2028. O vínculo é protegido por multa rescisória de 45 milhões de euros (242,4 milhões de reais, na cotação atual)..

Rafael Pontelo foi dispensado pelo Galo

Aos 15 anos, Pontelo fez testes no Atlético para integrar as categorias de base do clube mineiro.

Na ocasião, contudo, o defensor foi dispensado – a comissão considerou que ele não tinha o físico necessário para um jogador da posição. À época, ele era magro e “franzino”.

Passagem de Pontelo pelo Cruzeiro

O defensor de 20 anos esteve no Cruzeiro há não muito tempo.

Após se destacar na base da Ponte Preta entre 2019 e 2021, Pontelo foi emprestado para o Real Valladolid, clube gerido por Ronaldo Fenômeno, em 2022. Ele fez alguns jogos pela equipe B do time espanhol, mas não conseguiu se adaptar e foi emprestado à Raposa meses depois.

Pelo time mineiro, atuou pela equipe sub-20, mas não teve tanto espaço. No total, entre agosto de 2022 e julho de 2023, ele disputou 17 jogos na base celeste: nove pelo Mineiro da categoria (2022), competição que o Cruzeiro se sagrou campeão, dois pela Copa do Brasil (2022) e seis pela Copinha (2023).

Na Raposa, Rafael era conhecido como ‘Rafael Silva’, nome composto que foi adotado por ele até o acerto com o Sporting. Assim que chegou no gigante português, anunciou que passará a adotar o nome ‘Rafael Pontelo’.

Compartilhe