A falta de acessibilidade na primeira prova do líder da edição 2024 do Big Brother Brasil incomodou o público nas redes sociais. O paratleta Vinicius Rodrigues precisou tirar a prótese da perna esquerda para cumprir os desafios da disputa de resistência.
Na prova, os participantes precisavam passar por um percurso com água após saírem de uma piscina de bolinhas. Vinícius, então, retirou a prótese para enfrentar a etapa com um líquido verde pela frente.
“Para mim fica difícil por causa da minha prótese. Minha perna não pode molhar”, comentou o paratleta em conversa com os companheiros de programa.
Ao longo da prova, o tempo necessário para cumprir o desafio fica cada vez mais curto, o que gera desvantagem para o paratleta em relação aos concorrentes. Posteriormente, a produção do programa permitiu que ele trocasse a prótese para uma que pudesse ter contato com água.
Apesar das dificuldades, Vinícius ficou na disputa pela liderança da primeira semana do reality show até a manhã desta terça-feira (9/1). Ele permaneceu por mais de dez horas na prova de resistência, sendo o 13º eliminado, e saiu bastante aplaudido pelos concorrentes.
Reação do público
Na 1ª prova do líder, Vinicius que é PCD teve que tirar sua prótese para realizar a prova #BBB24
— Africanize (@africanize_) January 9, 2024
pic.twitter.com/Q5tpzwMEZ8
Achei uma falta de sensibilidade a prova do líder não ser acessível pra ele concordam? #BBB24 pic.twitter.com/TuMWtavGIU
— Dracarys draya 🐉🔥 (@Barbszaw) January 9, 2024
Primeira prova do líder e o programa já deu uma vacilada com o Vinicius que é atleta PCD. Além da falta de FairPlay do adversário que o escolheu, as provas podiam ser pensadas com inclusão. Ele é atleta, tem milhares de formas de montar uma prova. Espero que as próximas mudem.
— Rômulo Carvalho (@romulocarvalho_) January 9, 2024
Achei uma falta de sensibilidade a prova do líder não ser acessível para o Vinícius!
— 🙁 (@me_leets) January 9, 2024
Quem é Vinícius Rodrigues?
Medalhista de prata na Paralimpíada de Tóquio e recordista mundial dos 100m rasos da classe T63 do atletismo, Vinicius Rodrigues foi anunciado como um dos participantes do grupo ‘camarote’ do BBB 24.
Paranaense de Maringá, Vinicius sofreu um acidente de moto aos 19 anos e perdeu a perna esquerda. Depois de viver essa situação, ele iniciou a trajetória no esporte paralímpico e viveu o seu auge em Tóquio.
A categoria T63, na qual Vinícius compete, é para pessoas com a perna amputada acima do joelho.
É nessa prova que ele detém o recorde mundial, alcançado em 2019, em São Paulo: 11s95.