MERCADO DA BOLA

Nem Cruzeiro, nem Inter: Fernando surpreende em acerto com novo clube

Pretendido por Cruzeiro e Internacional, volante ex-Porto, Manchester City e Sevilla jogará em clube da Série B na temporada 2024
Foto do autor
Compartilhe

Nem Cruzeiro, nem Internacional: o volante Fernando, de 36 anos, surpreendeu na definição do novo clube para 2024. O ex-jogador de Porto, Manchester City e Sevilla defenderá o Vila Nova-GO, onde começou a carreira profissional em 2005.

Segundo o jornalista Venê Casagrande, do SBT Rio, Fernando estava praticamente acertado com o Internacional, mas mudou de ideia em razão dos laços familiares em Goiânia.

“O atleta fez uma reunião há pouco com o Inter e comunicou da decisão. Um membro da diretoria do Colorado me passou essa informação agora”, escreveu Casagrande na rede social X, compartilhando a apuração com jornalista mineiro Samuel Venâncio.

O No Ataque procurou o presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, que não confirmou as conversas com Fernando. Já a assessoria do clube goiano, também em contato com a reportagem, ressaltou que “ainda não há nada oficial”.

No fim da noite, o Vila Nova movimentou as redes sociais com postagens misteriosas indicando o retorno de Fernando. “Como é bom voltar para casa!”. Houve ainda interação com o vice-presidente do clube, Leandro Bittar, que compartilhou trechos da música “O Portão”, do cantor e compositor Roberto Carlos.

“Eu voltei pras coisas que eu deixei”

Trecho da música de Roberto Carlos mencionado por Leandro Bittar

Carreira de Fernando

Fernando fez toda a base no Vila, do qual saiu ainda jovem, aos 20 anos, em 2007, rumo ao Porto. Antes de se estabelecer nos Dragões, o meio-campista jogou uma temporada no também português Estrela da Amadora.

Posteriormente, Fernando vestiu as camisas de Manchester City (Inglaterra), Galatasaray (Turquia) e Sevilla (Espanha). Ele jogou quase 600 partidas por clubes do Velho Continente, conquistando três edições da Liga Europa, quatro do Campeonato Português, duas do Campeonato Turco e uma da Copa da Liga Inglesa.

Pelo Porto, Fernando participou de 236 jogos e marcou seis gols. No Sevilla, entrou em campo 167 vezes, com sete tentos anotados. O volante também superou 100 apresentações no Manchester City (contabilizou quatro gols).

Apesar da grande experiência internacional, Fernando nunca atuou na Seleção Brasileira principal. Ele vestiu a amarelinha no Sul-Americano Sub-20 de 2007, do qual o Brasil se sagrou campeão.

Vila Nova

Em 2023, o Vila Nova esteve perto do acesso à elite do Campeonato Brasileiro. Na última rodada da Série B, porém, perdeu para o rebaixado ABC por 3 a 2, fora de casa, terminando em oitavo na classificação, com 61 pontos.

Se tivesse ganhado do ABC, o Vila permaneceria na quarta posição – tal como ocorreu na 37ª rodada -, pois levaria vantagem sobre o Atlético-GO (4º, com 64) no número de vitórias.

O principal personagem do duelo foi Rafael Donato, ex-Cruzeiro. Ele marcou três gols – dois a favor do Vila e um contra. Querido pela torcida, o zagueiro de 34 anos não permanenceu no clube em 2024 e se transferiu para o Novorizontino.

Compartilhe