O Santa Cruz terá uma temporada dramática em 2024. O tradicional clube pernambucano está sem divisão nacional, caiu na primeira fase das Eliminatórias da Copa do Nordeste e só tem mais nove partidas garantidas neste ano.
Na primeira partida da temporada, no domingo (7/1), o Santinha visitou o Altos, no Piauí, e foi para o intervalo vencendo o jogo da primeira fase da pré-Copa do Nordeste por 2 a 0. Porém, na segunda etapa, a equipe sofreu dois gols e foi derrotada nos pênaltis após 24 cobranças: os pernambucanos perderam de 11 a 10.
Com isso, o Santa Cruz está eliminado da competição regional e só terá o Campeonato Pernambucano para disputar, já que também está fora de todas as competições nacionais em 2024 – o time ficou sem vaga devido ao mau desempenho no estadual do ano passado.
Portanto, o Santinha realizará nove jogos da primeira fase do estadual, mas esses são os únicos compromissos garantidos em 2024. A equipe só entrará em campo mais vezes se ficar entre os seis melhores colocados do Pernambucano, já que os dois primeiros vão para as semifinais e os times seguintes irão para a segunda fase.
Quantidade de partidas do Santa Cruz em 2024
- Um jogo nas Eliminatórias da Copa do Nordeste;
- Nove jogos na fase de grupos do Pernambucano;
- Um possível jogo na segunda fase do Pernambucano – caso fique entre 3º e 6º;
- Dois jogos na semifinal do Pernambucano – caso fique em 1º ou 2º, ou caso passe pela segunda fase;
- Dois jogos na final do Pernambucano – caso passar pela semifinal;
Desta forma, o Santa Cruz entrará em campo em, no máximo, 15 partidas em 2024, número dramático ao observar a história da instituição e a queda ainda maior nas receitas do clube.
Se não avançar no estadual, o clube poderá finalizar o ano em 24 de fevereiro, com apenas dez jogos disputados.
2024 já é o ano em que o time menos jogará no século 21, com uma larga vantagem em relação à pior temporada. Em 2008, o time estava na Série C e entrou em campo 26 vezes.
Objetivos do Santa Cruz na temporada
Mesmo com o recorde negativo de jogos já garantido, pois não há a possibilidade de aumentar esse número de partidas em 2024, o Santa Cruz ainda tem um grande objetivo na temporada: garantir vaga em competições no próximo ano.
Para retornar à Série D em 2025, o Santinha deve fazer a melhor campanha na primeira fase entre os times que não tem divisão, ou seja, com exceção de Sport e Náutico.
Já para voltar a disputar a Copa do Brasil na próxima temporada, a equipe deve ser finalista do Pernambucano ou ser o melhor time eliminado na semifinal.
Por fim, a trajetória na estadual também garante uma vaga na Copa do Nordeste. Se for campeão no estado, o time já estará na fase de grupos da próxima competição regional.
Mas se os rivais Sport ou Náutico forem campeões do Pernambucano, o time se garantirá nas eliminatórias do torneio nordestino. Caso outro clube vencer o estadual, o Santinha precisa ser o melhor time com exceção de Sport, Náutico e, claro, o campeão do torneio. Essas duas últimas classificações são garantidas por meio do ranking da CBF.
Jogos garantidos do Santa Cruz em 2024
- Santa Cruz x Maguary – 11 de janeiro – 20h
- Santa Cruz x Flamengo-PE – 17 de janeiro – 19h
- Sport x Santa Cruz – 20 de janeiro – 16h30
- Santa Cruz x Retrô – 24 de janeiro – 21h
- Santa Cruz x Náutico – 27 de janeiro – 16h30
- Porto-PE x Santa Cruz – 31 de janeiro – 19h
- Petrolina x Santa Cruz – 6 de fevereiro – 16h30
- Santa Cruz x Afogados – 19 de fevereiro – 20h
- Central-PE x Santa Cruz – 24 de fevereiro – 16h30