O jornalista esportivo Fernando Saraiva, de 47 anos, revelou ter enfrentado pressão para emagrecer na época em que era repórter da TV Globo. Em entrevista ao podcast ‘SobreTudo’, ele diz guardar um e-mail do então chefe questionando a forma física dele e dizendo que sua presença no vídeo estava condicionada à perda de peso.
Saraiva ficou 22 anos no Grupo Globo, incluindo passagem pelo Sportv. Ele foi demitido em outubro de 2021. Desde julho de 2022, ele é comentarista dos canais ESPN.
“Primeira matéria que fiz para o Jornal Nacional foi em 2007. Simplesmente recebo um e-mail do João Pedro Paes Leme dizendo assim: ‘vi hoje sua matéria no Jornal Nacional, você está gordo, bolachudo. Se não emagrecer cinco quilos em 45 dias, eu lhe tiro do vídeo’. Assim, um e-mail. Eu tenho esse e-mail, tenho esse e-mail impresso. Falou isso”
Fernando Saraiva, comentarista
O jornalista revelou ter respondido à mensagem do então chefe na Globo: “Eu respondi: ‘Pôxa, vou encarar esse seu comentário como algo de um irmão mais velho, um conselho’. E ele sempre foi gordo. Vamos combinar que o João Pedro sempre foi gordo, sempre foi bolachudo”.
Vaidade na TV Globo
Saraiva ainda comentou a vaidade no meio da televisão, especialmente na Globo.
“O que acontece? A nossa profissão é subjetiva. A gente não trabalha com número, métrica, meta, resultado. Vai ter alguém que gosta da sua voz, vai ter quem não gosta. Acha que seu cabelo é assim ou assado. Em grandes empresas, e principalmente na TV Globo, a vaidade é imensa. O ego das pessoas é imenso. Existe muito networking, boas relações. Eu sempre procurei me relacionar bem com todo mundo. Só que eu nunca puxei o saco de ninguém”, disse.