O Cruzeiro enfrentará a Portuguesa na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No passado, as equipes já mediram forças na decisão do torneio. O encontro foi na final de 2002, com o time paulista levando a melhor.
Naquele ano, a Portuguesa se sagrou campeã da Copinha pela segunda vez em sua história ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Kesley, e uma campanha invicta. A Lusa havia conquistado o primeiro título em 1991.
A Raposa, na ocasião, buscava a conquista inédita do torneio. O time mineiro chegou à final sem perder nenhum duelo. Com três vitórias em três jogos, passou em primeiro lugar no grupo J. Depois, superou o rival Atlético e o São Paulo. Na semifinal, encarou o Grêmio e avançou nos pênaltis.
Naquele time do Cruzeiro estavam o goleiro Gomes e o volante Wendel, titulares na campanha da Tríplice Coroa em 2003, além do zagueiro Irineu e do volante Jardel, reservas no elenco multicampeão. Wendel, inclusive, já havia disputado jogos no time principal em 2000 e 2001.
Nessa mesma edição, foram revelados jogadores que vieram a ser conhecidos em clubes do interior de Minas Gerais, como Walter Minhoca, Kanu e Eraldo.
Walter Minhoca e Kanu ganharam o Mineiro pelo Ipatinga em 2005, enquanto Eraldo foi artilheiro do estadual de 2010, com 11 gols, jogando pelo Democrata.
Uma curiosidade é que na Portuguesa vencedora da Copinha em 2002 estava Rafinha, bicampeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro em 2017 e 2018.
Relembre campanha do Cruzeiro na Copinha de 2002
- Cruzeiro 1 x 0 São Caetano (fase de grupos)
- Misto 0 x 5 Cruzeiro (fase de grupos)
- Radium 1 x 2 Cruzeiro (fase de grupos)
- Atlético 2 x 3 Cruzeiro (oitavas de final)
- São Paulo 0 x 1 Cruzeiro (quartas de final)
- Cruzeiro 3 (3) x (1) 3 Grêmio (semifinal)
- Cruzeiro 0 x 1 Portuguesa (final)
Data e horário de Cruzeiro x Portuguesa na Copinha 2024
A Federação Paulista de Futebol (FPF) marcou o duelo entre Cruzeiro e Portuguesa na terceira fase da Copinha para segunda-feira (15/1), às 20h45, em Mogi das Cruzes.
Cruzeiro sonha com o segundo título
O Cruzeiro busca o segundo título da Copinha. O único troféu foi conquistado em 2007, quando o time era comandado pelo técnico Enderson Moreira.
A geração campeã ficou marcada por revelar diversos jogadores, entre eles o goleiro Rafael, o zagueiro Maicon e o atacante Guilherme, artilheiro cruzeirense no torneio, com sete gols.