Vinícius Júnior deu mais um passo importante em sua carreira na Europa com atuação marcante diante do Barcelona. O atacante do Real Madrid fez três gols diante do rival na final da Supercopa da Espanha. Os Merengues venceram El Clásico por 4 a 1, no Estádio Universidade Rei Saud, em Riade, na Arábia Saudita.
Além de Vini, que marcou três vezes no primeiro tempo, balançaram as redes na partida o ponta Rodrygo (Real) e o centroavante Robert Lewandowski (Barça). A goleada garantiu o 13º título da equipe madrilenha no torneio nacional.
Com o triunfo no clássico, portanto, o time do técnico Carlo Ancelotti ergueu a taça do torneio pela 13ª vez. O maior campeão é justamente o Barça, com 14.
Agora, ambas as equipes voltam suas atenções para a Copa do Rei. Na quinta-feira, às 15h30 (de Brasília), o Barcelona visita o Unionistas de Salamanca, pelas oitavas de final. No mesmo dia, mas às 17h30, o Real pega o Atlético de Madrid, fora de casa.
Como foi o jogo entre Real Madrid e Barcelona
O clássico começou bem agitado no Estádio Universidade Rei Saud. Com apenas sete minutos do primeiro tempo, Vinícius Júnior recebeu ótimo passe de Bellingham e saiu cara a cara com Peña. O atacante driblou o goleiro e completou para o gol vazio para abrir o placar.
Aos oito, quase saiu mais um. Rodrygo foi acionado no meio, puxou para a direita e emendou um ótimo chute para difícil defesa do goleiro. No lance seguinte, contudo, nada impediu o segundo gol madrileno. O ex-jogador do Santos recebeu lançamento na direita e cruzou rasteiro para Vini Jr., que se atirou na bola e saiu para o abraço.
Em desvantagem, o Barcelona partiu para cima para descontar. Com 11 minutos, Ferrán Torres soltou uma pancada e carimbou o travessão. Na sequência, o atacante saiu livre na área e bateu cruzado para defesa de Lunin.
Já aos 32, Lewandowski marcou um golaço para descontar. O polonês aproveitou a sobra na entrada da área e, de primeira, emendou um lindo chute no cantinho.
A reação, contudo, foi interrompida por mais um gol do Real Madrid. Vini Jr. foi derrubado na área por Araujo, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o próprio brasileiro assumiu a responsabilidade e marcou o seu terceiro gol no jogo.
Na etapa final, o time da capital espanhola transformou a vitória em goleada. Rodrygo pegou o rebote dentro da área e chutou no canto para deixar a sua marca. Na sequência, a vida do Barcelona ficou ainda mais difícil, já que Araujo foi expulso após receber o segundo amarelo.
A partir de então, o Real apenas controlou o resultado até o apito final para se consagrar campeão da Supercopa da Espanha da temporada 2023/24.