O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, não será palco da final da 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A informação foi divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta terça-feira (16/1).
Marcada para o próximo dia 25, a decisão da competição de base mais tradicional do país agora não tem mais local definido. Segundo a nota divulgada pela FPF, o Pacaembu foi vetado por questões de “segurança e conforto de clubes e torcedores”.
Além da Federação, a Prefeitura de São Paulo e a concessionária do estádio participaram da definição. Em processo de reforma, o Pacaembu não apresenta condições para receber uma partida. Neste momento, inclusive, não há gramado no estádio.
Final mais uma vez longe do Pacaembu
O Pacaembu é, tradicionalmente, o palco da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Entretanto, 2024 será o terceiro ano seguido em que a decisão será disputada em outro local.
O estádio está fechado para reformas desde de 2021, com previsão inicial para entrega em 2023. Entretanto, as obras tendem a seguir por mais tempo.
As duas últimas decisões, vencidas pelo Palmeiras, foram disputadas no Allianz Parque e Canindé, respectivamente. Agora, a FPF aguarda o desenrolar da competição para definir o novo palco.
Estádios que já receberam a final da Copinha
Das 53 edições da Copa São Paulo, apenas 17 tiveram as decisões disputadas fora do Pacaembu.
- Pacaembu – 36 finais
- Canindé – 6 finais
- Parque São Jorge – 2 finais
- Morumbi – 2 finais
- Centro Esportivo Vicente Ítalo Feola – 2 finais
- Estádio Palestra Itália – 1 final
- Allianz Parque – 1 final
- Estádio Olímpico da USP – 1 final
- Estádio Nicolau Alayon – 1 final
- Centro Esportivo de Pirituba – 1 final
Nota da Federação Paulista de Futebol (FPF)
A Federação Paulista de Futebol, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Cidade de São Paulo e a Concessionária Allegra Pacaembu informam que decidiram, em comum acordo, que a final da Copa São Paulo Sicredi 2024 não será realizada no Estádio do Pacaembu.
A decisão foi tomada após criteriosa análise de todos os envolvidos, prezando prioritariamente pela segurança e conforto de clubes e torcedores.
Conforme previsto em Regulamento, a FPF observará todas as questões de segurança e critérios técnicos para anunciar oportunamente o novo local da final.
A Concessionária Allegra Pacaembu ressalta que as obras de modernização e restauro seguem em ritmo acelerado e a reabertura do Complexo do Pacaembu se dará em fases ao longo do primeiro semestre de 2024. A empresa informa, ainda, que o andamento dos trabalhos segue dentro dos prazos contratuais e que o Pacaembu estará de volta para a Copinha de 2025, completamente renovado.