Futebol internacional

Roma demite José Mourinho; ídolo do clube é substituto

Treinador português deixa o comando da equipe após dois anos e meio, com um título da Liga Conferência e um vice da Liga Europa
Foto do autor
Compartilhe

José Mourinho não é mais treinador da Roma. Na manhã desta terça-feira (16/1), o clube italiano anunciou a demissão do técnico português, que não resistiu à campanha irregular na atual temporada. O substituto já foi definido: Daniele De Rossi, ídolo giallorossi.

O desempenho da Roma já vinha levantando dúvidas sobre o trabalho de José Mourinho no clube desde o ano passado, mas a gota d’água para a saída foram as duas últimas derrotas – no clássico contra a Lazio, que culminou na eliminação nas quartas de final da Copa da Itália; e para o Milan, pelo Campeonato Italiano.

Dessa forma, Mourinho deixa a Roma após dois anos e meio. O contrato dele terminaria ao final da temporada. Pelo clube, foram 138 jogos, com um vice-campeonato da Liga Europa e um título da Liga Conferência.

De Rossi no comando

Daniele De Rossi, que terá a missão de resgatar a confiança do elenco após a saída de José Mourinho, defendeu a Roma por 18 anos como jogador. Ele é cria das categorias de base do clube e o segundo atleta com mais partidas pelo time na história, com 616 apresentações – está atrás de Totti, que disputou 786 jogos. O contrato do novo técnico vai até o fim da atual temporada.

Depois que se aposentou, em 2021, De Rossi integrou a comissão técnica da Itália na Eurocopa de 2020, disputada no ano seguinte por causa da pandemia do novo coronavírus e vencida pela Azzurra. O trabalho mais recente do ex-volante foi no comando do Spal, que caiu da Série B para a Série C italiana.

Compartilhe