FUTEBOL INTERNACIONAL

‘Acredito que até o Messi ficou envergonhado’, diz ex-melhor do mundo sobre prêmio da Fifa

Melhor jogador do mundo em 1999, Rivaldo comentou a eleição do argentino Lionel Messi para o prêmio da Fifa em 2023

Compartilhe

Melhor jogador do mundo em 1999, Rivaldo comentou a eleição de Lionel Messi para o prêmio da Fifa em 2023. O camisa 10 do Brasil nas Copas de 1998 e 2002 sugeriu que o próprio craque argentino ficou “envergonhado” com a vitória no The Best.

“Eu tenho um respeito muito grande pelo Messi, porém ele não merecia o prêmio, porque houve muitos outros jogadores melhores”, disse Rivaldo, completando que Erling Haaland, do Manchester City, era o merecedor do troféu.

“Haaland fez um ano espetacular, merecia o ‘The Best’ desse período. Ele levou a Champions League, ajudou seu time a ser campeão da Premier League, foi artilheiro pelo City. Foi uma pena ver isso”, frisou o ex-jogador em entrevista à Betfair.

Para Rivaldo, a ausência dos candidatos na cerimônia foi um sinal da falta de credibilidade na escolha. O pentacampeão mundial ressaltou que os votos em Messi foram pelo histórico na carreira, e não em razão dos feitos da temporada.

“Isso ficou de forma ruim para a FIFA, tanto que nenhum dos três jogadores foi ao prêmio. Acho que as pessoas que escolheram se equivocaram, quem votou, deve ter votado por ser fã do craque, não pelo que ele fez no ano”.

Por fim, Rivaldo deduziu a reação de Messi à honraria e recomendou a revisão de alguns critérios pela Fifa.

“Acredito que até o Messi ficou envergonhado, tanto que ele nem se manifestou sobre o tema nas redes sociais. Tudo deveria ser analisado novamente pela FIFA, o Messi não tem nada a ver com isso, mas foi uma situação meio estranha para quem viu”.

Rivaldo, em entrevista à Betfair

Com 130 gols pelo Barcelona, Rivaldo foi eleito melhor jogador do mundo em 1999 (foto: Divulgação)

Messi em 2023

Messi ganhou o prêmio de melhor do mundo pela oitava vez. O resultado foi contestado por analistas, visto que o craque argentino jogou parte da temporada nos Estados Unidos, onde o nível técnico é inferior ao das competições europeias.

O período de avaliação para o The Best foi de 19 de dezembro de 2022 – ou seja, um dia depois da final da Copa do Mundo – a 20 de agosto de 2023. Nesse intervalo, Messi marcou 24 gols e deu oito assistências em 32 jogos.

Dos gols anotados, 10 foram pelo Inter Miami, nove pelo Paris Saint-Germain e cinco a serviço da Seleção Argentina.

Messi conquistou o Campeonato Francês pelo PSG e a Copa das Ligas no Inter Miami.

Haaland foi melhor?

A opinião de Rivaldo e outros nomes de peso do mundo da bola é que Haaland foi merecedor do The Best. O norueguês ganhou quatro títulos: Liga dos Campeões da Europa, Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Supercopa da Europa.

Nesse recorte, Haaland marcou 33 gols -30 pelo Manchester City e três na Seleção da Noruega -, sendo decisivo para os troféus da equipe treinada pelo espanhol Pep Guardiola.

Compartilhe
Sair da versão mobile