A família do garoto Enrico tem mobilizado personalidades inclusive jogadores para conseguir arcar com um tratamento que custa R$ 15 milhões. A criança de cinco anos, moradora de Varginha-MG, foi diagnosticada com Distrofia Muscular de Duchenne.
Para arcar com o valor do tratamento, nomes como Ronaldinho Gaúcho, Zico, Raul Plasman além de famosos da música e televisão fizeram pedidos de doações para o menino. Até o momento foi arrecadado 20% do valor e ainda faltam R$ 12 milhões.
A medicação não é aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e só é comercializada nos Estados Unidos. A família chegou a solicitar para que a União arcasse com as despesas mas a Justiça negou o pedido.
Além da dificuldade de levantar recursos para pagar o tratamento, o menino trava uma luta contra o tempo. O medicamento só pode ser tomado até os seis anos e Enrico tem cinco anos e quatro meses.
Movimento ‘Salve Enrico’
Após a resposta negativa por parte da Justiça, o pai de Enrico foi às redes sociais desabafar sobre a situação do garoto. O apelo de Eric Calvacantti deu origem ao movimento “Salve o Enrico” que procura levantar dinheiro para o tratamento.
A iniciativa já acumula 98,7 mil seguidores em sua conta no Instagram. As doações estão sendo recebidas por pix e transferência bancária.