FUTEBOL NACIONAL

Copa do Nordeste começa neste sábado com premiação recorde; veja valores

Premiação aumentou nessa sexta-feira e pode subir ainda mais, segundo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Foto do autor
Compartilhe

A Copa do Nordeste 2024 começa neste fim de semana, e todos os 16 participantes entram em campo. Quatro partidas ocorrem neste sábado (3/2) e outras quatro no domingo. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou nessa sexta-feira (2/2), véspera do início da competição, o aumento de cotas e de premiações aos clubes participantes.

O total chega, portanto, a cerca de R$ 50 milhões. Um acréscimo de aproximadamente 20% em relação a 2023.

“A Copa do Nordeste é a maior competição regional do Brasil, repleta de clássicos e rivalidades. É uma alegria para a CBF retomar a organização da competição de forma integral desde o ano passado. Em 2024, faremos uma edição ainda melhor e com mais investimentos aos clubes. Serão cerca de R$ 50 milhões destinados diretamente aos times”, disse Rodrigues.

Premiação da Copa do Nordeste pode aumentar

Ainda de acordo com o dirigente, novos patrocinadores podem chegar. Sendo assim, os valores podem aumentar.

“Esse valor poderá ser até aumentado. Estamos negociando novos patrocinadores. Se conseguirmos mais parceiros, esses recursos serão destinados para os clubes. O objetivo da CBF é tornar ainda mais atraente financeiramente a competição para os times e federações e mais interessante para os torcedores, que adoram a Copa do Nordeste”, concluiu.

Participantes da Copa Nordeste

Ao todo, 16 clubes buscam, além do título e da premiação, uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2025. Dentre os participantes, o favoritismo pende para o reforçado Bahia, de Rogério Ceni, sob a tutela do Grupo City.

Por outro lado, o Fortaleza, de contrato renovado com o treinador argentino Juan Pablo Vojvoda também aparece como forte candidato a desbancar o atual campeão e arquirrival Ceará.

O Vozão, aliás, ficou apenas em 11º na Série B do ano passado e, para tentar conquistar o bicampeonato, contratou Lucas Mugni, ex-meia do Flamengo, e Fernando Miguel, ex- goleiro do Vasco. Vagner Mancini assumiu o comando técnico.

Seu adversário na final, o Sport, também não ascendeu à Série A. Vice-campeão nas últimas duas edições e com três títulos da competição na bagagem, o Leão da Ilha contratou o técnico argentino Mariano Soso e dez jogadores.

ABC, Altos, América-RN, Botafogo-PB, CRB, Itabaiana, Juazeirense, Maranhão, Náutico, River-PI e Treze também estão na disputa.

Formato de disputa

A Copa Nordeste é dividida em dois grupos de oito. Na primeira fase, os times enfrentam as equipes da outra chave. Em seguida, os quatro melhores colocados disputam as quartas de final.

Primeira rodada

  • 03/02 – Náutico-PE x Botafogo-PB: às 16h, no Estádio dos Aflitos, em Recife;
  • 03/02 – Fortaleza-CE x América-RN: às 16h, no Castelão, em Fortaleza;
  • 03/02 – Itabaiana-SE x CRB-AL: às 19h, na Arena Batistão, em Aracaju;
  • 03/02 – Treze-PB x River-PI: às 19h, no Amigão, em Campina Grande;
  • 04/02 – Altos-PI x Vitória-BA: às 16h, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina;
  • 04/02 –Bahia-BA x Sport-PE: às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador;
  • 04/02 – Juazeirense-BA x Ceará-CE: às 19h, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro;
  • 04/02 – ABC-RN x Maranhão-MA: às 19h, no Frasqueirão, em Natal.
Compartilhe