Torcedores do São Paulo quebraram a vidraça do ônibus que transportava a delegação do Palmeiras em Belo Horizonte. A final da Supercopa do Brasil, entre o Tricolor Paulista e o Verdão, será neste domingo (4/2), às 16h, no Mineirão.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma aglomeração de são-paulinos em frente a um hotel na Savassi, na região Centro-Sul de BH. Eles aguardavam a chegada dos jogadores tricolores na noite deste sábado (3/2).
Ao avistarem o ônibus com palmeirenses, os adeptos do São Paulo xingaram e fizeram gestos obscenos. Até que um homem mais exaltado arremessou uma garrafa em direção à janela do automóvel, quebrando-a a imediatamente.
Assista:
Gravações feitas no interior do ônibus mostraram os estilhaços em cima de um dos bancos. Apesar do susto, nenhum ocupante do veículo ficou ferido. O Palmeiras fez um boletim de ocorrência.
Para conter os ânimos, um policial militar que fazia a escolta do ônibus alviverde disparou tiros de balas de borracha. Houve correria na Avenida do Contorno. Segundo o ge.globo, alguns são-paulinos gritaram para a PM: “Aqui tem criança!”.
Agressor é preso
O responsável por jogar a garrafa no ônibus do Palmeiras foi identificado e preso pela Polícia Militar no próprio local da confusão.
Em nota enviada à reportagem do Estado de Minas, a corporação esclareceu que a passagem do comboio alviverde em frente ao hotel onde ficará o São Paulo era o “único possível” devido aos “eventos carnavalescos” em BH.
Já o Palmeiras lamentou o episódio e pediu punição “com o rigor da lei” ao são-paulino que tentou atingir os jogadores e integrantes da comissão técnica do time alviverde. Leia o comunicado divulgado nos canais oficiais do clube.
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o ataque a um dos ônibus que levavam a delegação do clube a um hotel de Belo Horizonte (MG), cidade onde se realizará neste domingo (04) a decisão da Supercopa do Brasil. Um dos objetos atirados contra o veículo causou a quebra de uma janela; por sorte, contudo, ninguém se feriu.
Registramos boletim de ocorrência na noite deste sábado (03) e esperamos que o responsável por este ato de vandalismo, já identificado e detido pela polícia, seja punido com o rigor da lei. Não podemos tolerar que, na véspera de um clássico com a presença de duas torcidas, a violência coloque em risco o êxito de um espetáculo tão grandioso.
Operação de segurança para Palmeiras x São Paulo
Nos últimos dias, a Polícia Militar de Minas Gerais elaborou uma operção de segurança para evitar confrontos de palmeirenses e são-paulinos em Belo Horizonte. As ações foram concentradas especialmente em caravanas de torcidas organizadas.
Entre as medidas adotadas estaão a escolta de 55 ônibus de torcedores do Palmeiras e 50 de adeptos do São Paulo, com os veículos partindo da capital paulista com duas horas de diferença.
Os palmeirenses saem de São Paulo às 23h deste sábado, com chegada prevista a BH às 9h de domingo. Já os são-paulinos viajam até a capital mineira de 1h às 13h. O retorno também ocorrerá em períodos diferentes.
Palmeiras x São Paulo
Palmeiras e São Paulo fazem a final da Supercopa do Brasil em razão de suas conquistas nacionais em 2023. O Verdão ganhou o Campeonato Brasileiro, enquanto o Tricolor faturou a Copa do Brasil. A CBF escolheu o Mineirão como sede em 12 de janeiro.
Disputada em 1990 e 1991 e retomada em 2020, a Supercopa tem os seguintes campeões: Grêmio (1990), Corintians (1991), Flamengo (2020 e 2021), Atlético (2022) e Palmeiras (2023).
Com informações de Bruno Luis Barros, Ivan Drummond e Rafael Arruda