![Jogadores de Atlético e Cruzeiro em clássico na Arena MRV (foto: Ramon Lisboa/EM/DA.Press)](https://noataque.com.br/wp-content/uploads/2024/02/atletico-cruzeiro-mineiro-570x321.jpg)
Mesmo com uma campanha fraca no Campeonato Brasileiro de 2023, terminando na 14ª posição, o Cruzeiro arrecadou mais que o Atlético, terceiro colocado, com PPV (pay per view). O clube celeste embolsou R$ 18 milhões, ao passo que o Galo, R$ 16,4 milhões.
A informação foi divulgada pelo blog do jornalista Allan Simon, do UOL, que teve acesso às planilhas de pagamento.
No PPV (pay per view), os clubes recebem o percentual de venda representado pela compra de cada torcida. Apesar disso, Flamengo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras tem em contrato garantias mínimas.
O Palmeiras embolsa valor fixo de PPV de R$ 50 milhões por ano, contrato válido pelas temporadas 2022, 2023 e 2024.
Flamengo, Corinthians e Grêmio possuem contrato que garante um valor projetado na época de assinatura e corrigido pela inflação.
Ranking de receitas de PPV no Brasileirão 2023
- 1 – Flamengo (R$ 177,3 milhões)
- 2 – Corinthians (R$ 118,2 milhões)
- 3 – Grêmio (R$ 56,9 milhões)
- 4 – Palmeiras (R$ 50 milhões)
- 5 – São Paulo (R$ 27,9 milhões)
- 6 – Vasco (R$ 20,5 milhões)
- 7 – Cruzeiro (R$ 18 milhões)
- 8 – Atlético (R$ 16,4 milhões)
- 9 – Internacional (R$ 15 milhões)
- 10 – Fluminense (R$ 10,5 milhões)
- 11 – Santos (R$ 9,95 milhões)
- 12 – Botafogo (R$ 9,52 milhões)
- 13 – Bahia (R$ 6,05 milhões)
- 14 – Fortaleza (R$ 1,96 milhão)
- 15 – Coritiba (R$ 1,6 milhão)
- 16 – Goiás (R$ 1,05 milhão)
- 17 – América (R$ 483,9 mil)
- 18 – Cuiabá e Red Bull Bragantino (R$ 120,9 mil)