Banido do futebol pela Fifa por participar do esquema de manipulação de resultados, o meio-campista Gabriel Tota se dedica aos campos de várzea. No sábado (18/2), ele entrou em campo pelo Paranaíba Esporte Clube, de Carmo do Paranaíba, em jogo pela Copa Amapar Sicredi. Ele deu duas assistências para a vitória de sua equipe sobre o Trianon, de Araxá, por 2 a 1.
O canal Explosão do Rádio, que fez a cobertura da partida, destacou a atuação de Gabriel Tota. Segundo a página no Instagram, o meia contribuiu com “várias finalizações perigosas, muita técnica e determinação e ainda foi o autor de duas assistências”.
Gabriel Tota já havia participado de outro torneio pelo Paranaíba EC. No fim de 2023, ele jogou o Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos, de Patos de Minas. Sua equipe se sagrou campeã ao bater o Novo Andorinhas Girassol, de Presidene Olegário, nos dois duelos da decisão: 2 a 0 e 5 a 1.
Copa Amapar 2024
A Copa Amapar (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba) conta com 32 clubes na edição de 2024. As equipes foram distribuíadas em oito grupos, enfrentando-se em turno e returno (seis rodadas).
Os dois melhores times de cada chave avançam às oitavas de final, disputadas em partidas de ida e volta. O mesmo ocorrerá nas quartas de final, semifinal e final.
Punição na Fifa
Em junho, Gabriel Tota foi banido do futebol pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ainda levou multa de R$ 30 mil.
De acordo com as investigações, Tota aceitou participar do esquema de manipulação e recebeu cartão amarelo em um jogo. Além disso, ele aliciava outros jogadores para o esquema. Naquele momento, o meia defendia o Juventude.
Gabriel teve seu banimento confirmado pela Fifa, assim como o atacante Ygor Catatau e o goleiro Matheus Philipe.
Ao todo, Tota atuou por cinco clubes em sua carreira profissional: Novorizontino-SP, Rio Preto-SP, Mirassol-SP, Juventude-RS e Ypiranga-RS.