CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Santa Cruz goleia e respira na luta para voltar à Série D; veja cálculos

Tradicional clube pernambucano só tem Estadual a disputar nesta temporada e briga para conseguir calendário nacional em 2025
Foto do autor
Compartilhe

O Santa Cruz goleou o Afogados por 5 a 1 nesta segunda-feira (19/2), no Arruda, em Recife, pela oitava rodada da fase classificatória do Campeonato Pernambucano. Com o resultado, o clube tricolor respira na luta para voltar à Série D do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro Paulo César, o meia João Pedro e os atacantes João Diogo, Pedro Bortoluzo e Gilvan maracaram para o Santa. Do lado do Afogados, o atacante Rodrigo marcou.

Foi a última partida da oitava rodada do Pernambucano. Agora, o Santa chega a 16 pontos, na quarta posição. O Afogados é o sétimo, com sete.

Classificação do Campeonato Pernambucano

  1. Sport – 21 pontos
  2. Retrô – 17 pontos (cinco vitórias, nove gols de saldo e 12 gols pró)
  3. Náutico – 17 pontos (cinco vitórias, sete gols de saldo e 11 gols pró)
  4. Santa Cruz – 16 pontos (cinco vitórias, oito gols de saldo e 15 gols pró)
  5. Central – 12 pontos (três vitórias, zero gol de saldo e 14 gols pró)
  6. Maguary – 10 pontos (duas vitórias, três gols de saldo e 10 gols pró)
  7. Afogados – 7 pontos (duas vitórias, menos nove gols de saldo e 10 gols pró)
  8. Petrolina – 7 pontos (uma vitória, menos dois gols de saldo e sete gols pró)
  9. Porto – 3 pontos
  10. Flamengo de Arcoverde – 1 ponto

Os dois primeiros ao fim da fase classificatória vão diretamente às semifinais. As equipes que ficarem entre a terceira e a sexta colocações avançam para uma etapa anterior (espécie de quartas de final). Os dois últimos são rebaixados.

Como o Santa Cruz pode retornar à Série D?

Equipe tradicional no futebol brasileiro, o Santa Cruz só tem o Campeonato Estadual como meio de se classificar para a Série D.

O regulamento do Campeonato Pernambucano prevê que dois clubes conquistem vagas para a Quarta Divisão de 2025. Uma delas vai para o time mais bem colocado na primeira fase e outra para o campeão ou o melhor classificado no mata-mata, desconsiderando as equipes que já têm divisão.

Neste momento, Sport, Retrô, Náutico e Santa Cruz são as quatro melhores equipes da fase de classificação. Como o Leão e o Timbu já possuem divisão nacional, a vaga na Série D ficaria entre os outros dois clubes.

A vaga ao melhor colocado da primeira fase será decidida na última rodada. Para se garantir na Série D de 2025, o Santinha precisa superar o Retrô na classificação.

Há dois cenários para isso. No primeiro, o Santa precisa vencer e contar com um tropeço (empate ou derrota) do Retrô. No segundo, o time tricolor empataria, dependeria de uma derrota do rival e ainda dependeria dos critérios de desempate (saldo de gols e/ou gols pró).

Jogos da última rodada:

  • Flamengo de Arcoverde x Retrô – sábado (24/2), às 16h30
  • Central x Santa Cruz – sábado (24/2), às 16h30

Outras possibilidades

Se não conquistar a vaga pela primeira fase, o Santa Cruz teria de buscá-la no mata-mata. Veja as possibilidades:

  • Chegar à final do Campeonato Pernambucano
  • Chegar à semifinal, desde que ela seja formada por Sport, Náutico e o time classificado para a Série D via primeira fase;
  • Somente no fim do ano, em caso de acesso de Retrô e/ou Petrolina à Série C, a depender de sua posição na fila por uma das duas vagas do torneio estadual.
Compartilhe