Preso na Espanha desde o dia 20 de janeiro de 2023, o jogador Daniel Alves foi intimado a comparecer, nesta quinta-feira (22/2), no Tribunal de Barcelona. De acordo com o jornal ‘La Vanguardia‘, a Justiça pode divulgar o resultado do julgamento ou responder ao pedido da advogada Inés Guardiola, que solicitou a liberdade provisória do brasileiro.
O Tribunal convocou todas as partes envolvidas no processo, incluindo a advogada de acusação, Ester García, a responsável pela defesa, Inés Guardiola, a promotora do caso, Elisabet Jiménez, além do próprio Dani Alves.
Julgamento
O julgamento de Daniel Alves terminou na quarta-feira (7/2), após três dias de audiências no Tribunal de Barcelona. A sentença do brasileiro, que é acusado de estupro, ainda não teve a data definida pela Justiça espanhola. A previsão é que ocorra em até 30 dias.
O Ministério Público espanhol pede nove anos de prisão ao ex-lateral da Seleção Brasileira. Já a defesa da jovem que o denunciou quer pena máxima para esse tipo de crime na Espanha: de 12 anos de prisão.
Daniel Alves depôs no último dia do julgamento. A advogada do jogador, Inés Guardiola, alegou que ele estava embriagado e pede liberdade condicional e absolvição.
Por outro lado, a advogada da denunciante, Ester García, questionou as seguidas mudanças de versões dadas por Daniel Alves.
Espera pela sentença
À espera da sentença, Daniel Alves seguirá no presídio Brians 1, em Barcelona.
Daniel Alves está preso preventivamente desde 20 de janeiro de 2023. Ele é acusado de ter agredido sexualmente uma jovem de 24 anos no banheiro da boate Sutton, em Barcelona, na noite de 30 de dezembro de 2022.
Cabe recurso?
Depois de divulgada a sentença, há possibilidade de recurso no Tribunal de Apelação. É a segunda instância da Justiça da Espanha.