ESPORTE NA MIDIA

Live da Cazé TV bombardeia buscas no Google pelas marcas patrocinadoras, diz estudo

Live da Cazé TV no jogo Corinthians x São Paulo teve a maior audiência da história do Paulista em um jogo transmitido no YouTube

Compartilhe
google-news-logo

A live do canal do YouTube, Cazé TV, exibida no último mês, durante a partida entre Corinthians e São Paulo, colocou frente a frente duas das consideradas três maiores torcidas do país. Isso atraiu os holofotes para os dois times e possibilitou um aumento nas buscas no Google pelas marcas que patrocinaram a partida e a sua transmissão no canal de esportes, apontou estudo da Tunad, empresa de Inteligência de Mídia.

Tamanha discussão colocou o canal e suas marcas no pódio de buscadores no Brasil. Segundo o levantamento da Tunad, o aumento das buscas pelas marcas “Localiza”, “Puma” e “Clear” teve crescimento de mais de 670% nos buscadores. A análise foi feita no dia 30 de janeiro, data de transmissão da live.

No final da partida, a plataforma celebrou nas redes sociais o fato de ter alcançado a maior audiência da história do torneio em um jogo transmitido no YouTube. O pico foi de 4,1 milhões de espectadores simultâneos.

Relatório

Com o recorde na audiência, a Tunad mapeou a relação entre as principais marcas: “Localiza”, “Puma” e “Clear”, que aparecem repetidamente na transmissão da partida e suas respectivas buscas no Google.

O relatório analisou as inserções das marcas durante e posteriormente à sua exibição na transmissão ao vivo. Um dos destaques foi perceber que a busca pela palavra chave “Localiza”, era de 25,8 e a média de buscas após a live foi de 100, gerando um aumento de 287,5%.

No total, foram 8.723 buscas pela palavra-chave, sendo 1.001 nos dez minutos após as inserções no ar. Os comerciais foram responsáveis por um Uplift de 287%, que em números absolutos significou um total de 743 novos lifts. Isso, segundo a Tunad, é considerado excelente e acima da média com relação às empresas consolidadas no país.

O segundo destaque analisado foi a busca no Google pela palavra-chave “Puma”. A média de buscas no site era de 14,6 e, após a live, pulou para 51, gerando um aumento de 249%. No total, foram 5.420 buscas pela palavra-chave, sendo 510 nos dez minutos após as inserções no ar. Os comerciais foram responsáveis por um Upflift de 249%, que, em números absolutos, mostram um total de 364 novos lifts. A análise, de acordo com a Tunad, também é considerada positiva e excelente, estando ainda acima da média das empresas consolidadas na mídia.

O terceiro destaque analisado foi a busca pela palavra-chave “Clear”. Por volta das 18h, no mesmo dia, data de exibição da live, a média de buscas no Google pela marca era de 7 e a média após a live foi de 16,4, gerando um aumento de 134%.

No total, foram 2.110 buscas pela palavra-chave, sendo 152 nos dez minutos após as inserções no ar. Os comerciais foram responsáveis por um Upflift de 162%, que, em números absolutos, significou um total de 94 novos lifts. Os novos lifts gerados foram responsáveis por aumentar o total de buscas nas palavras-chave de 4,7%, estando também acima da média de empresas consolidadas na mídia.

Segundo Ricardo Monteiro, COO da Tunad, o streaming desempenha um papel fundamental e contribui para o impulsionamento nas buscas pelas marcas na web: “Quando fizemos esse estudo, o objetivo era mostrar os resultados e comparar com o que acontece na TV e sua passagem para a internet. Vimos que em alguns casos, o desempenho foi maior do que imaginávamos. Podemos mostrar que o streaming traz um resultado tão positivo quanto na TV, revelando a sua força nos tempos atuais”.

Picos de pesquisa de merchan pelos nomes das marcas durante a transmissão em relação à média

1º. Localiza (30/01) – 287%
2º. Puma (30/01) – 249%
3º. Clear (30/01) – 134%
4º. Estrela Bet (30/01) – 43%
5º. PagBank (30/01) – 6,6%
6º. Claro (30/01) – 3,3%

Destaques das marcas que mais adquiriram Uplift

1º. Localiza (30/01) – 287%
2º. Puma (30/01) – 249%
3º. Clear (30/01) – 134%

Compartilhe
google-news-logo