Um jogador de futebol nascido em “berço de ouro”. É essa a situação de Leonardo Campana, atacante equatoriano de 23 anos do Inter Miami, dos Estados Unidos. Ele é mais rico que Lionel Messi, seu companheiro de time e um dos maiores atletas da história.
Nascido em 2000, Leonardo Campana surgiu no Barcelona-EQU e, aos 19 anos, foi negociado com o Wolverhampton, clube que disputa a Premier League. Porém, o jogador não teve chances no time inglês e saiu por empréstimo a Famalicão-POR e Grasshoppers-SUI, até chegar ao Inter Miami, que o contratou definitivamente em 2023.
Na Major League Soccer da última temporada, o equatoriano foi o artilheiro do time, com nove gols, e o jogador que mais participou de gols: 12, já que deu três assistências.
Fortuna de família
A fortuna de Campana, atualmente na reserva do uruguaio Luis Suárez, vem da família. As empresas de pessoas próximas ao equatoriano atuam nos setores de agronegócio, industrial, imobiliário, comércio, turismo e saúde.
A influência dos seus parentes começa justamente pela presidência do seu país natal. Tio de Leonardo Campana, Daniel Noboa foi eleito presidente do Equador pela Ação Democrática Nacional em 15 de outubro de 2023 e tomou posse em 23 de novembro. Aos 36 anos, ele se tornou o mais jovem líder da história do país sul-americano.
O montante de dinheiro familiar do atacante também passa pelo ramo corporativo. Uma das mais bem sucedidas empresárias do Equador, Isabel Noboa é avó de Leonardo Campana, enquanto o avô do jogador é Isidro Campana, ex-ministro do comércio exterior e investimento do país. Outro tio do atleta, Álvaro Campana é um magnata conhecido em todo o continente.
A fortuna da família de Leonardo Campana é avaliada em 1 bilhão de euros (R$ 5,37 bilhões), enquanto o patrimônio de Lionel Messi gira em torno de 600 milhões de euros (R$ 3,22 bilhões).