O limite de jogadores estrangeiros por partida e a proibição ao gramado sintético serão debatidos pelo Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta terça-feira (5/3), na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Atualmente, o regulamento da CBF possibilita a presença de até sete jogadores estrangeiros por partida. No entanto, os clubes desejam o aumento para até nove atletas de fora do país por jogo. A possível mudança desagrada a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf).
“Já cobrei o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, sobre o tema por ofício. Era cinco e virou sete. Agora querem nove. É estrangeiro demais. O futebol brasileiro precisa de socorro”, declarou Alfredo Sampaio, presidente da Fenapaf, ao Ge.
Proibição ao gramado sintético
A proibição ao gramado sintético também é uma pauta que será levada pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol ao Conselho Técnico da CBF.
Caso aprovada, a proibição não seria imediata, e clubes teriam um tempo para a adequação. Atualmente, a Série A do Campeonato Brasileiro tem três estádios com gramado sintético: o Allianz Parque, do Palmeiras, a Ligga Arena, do Athlético-PR, e o Nilton Santos, do Botafogo.
A expectativa é que os capitães dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro participem da reunião desta terça.