Akira Toriyama

Akira Toriyama: veja referências e homenagens do esporte ao criador de Dragon Ball

Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama morreu aos 68 anos; obra do mangaká é amada e reverenciada no mundo do esporte
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morreu 1º de março, aos 68 anos. O falecimento do autor japonês foi anunciado nesta sexta-feira (8/3) e gerou comoção além do universo de animes e mangás. A obra do mangaká transcende a cultura pop e encontra no esporte um admirador apaixonado.

Da comemoração de Gabigol e Bruno Henrique a mosaico de Goku em estádio, relembre as referências do mundo do esporte a Akira Toriyama.

Fusão de Gabigol e Bruno Henrique

A comemoração dos atacantes do Flamengo é uma referência ao conceito de fusão de corpos visto em Dragon Ball. Na obra japonesa, os personagens Trunks e Goten se transformam em um só guerreiro – Gotenks – através dos movimentos que inspiraram Gabigol e Bruno Henrique.

Gabigol e Bruno Henrique - (foto: Marcelo Côrtes / Flamengo)
‘Fusão’ é comemoração de Gabigol e Bruno Henrique(foto: Marcelo Côrtes / Flamengo)

Encontro com Ayrton Senna

Em 1990, Akira Toriyama se encontrou Ayrton Senna em evento promocional do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. O autor ainda desenhou um mangá para ajudar na divulgação da prova, além de ilustrações de Goku e outros personagens de Dragon Ball no carro da McLaren, pilotado pelo brasileiro na ocasião.

Encontro entre Akira Toriyama e Ayrton Senna e mangá sobre o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1

Lutador do UFC com rastreador

O lutador Marcus Brimage entrou para a luta contra Conor McGregor, no UFC Suécia, em 2013, com o rastreador utilizado por personagens de Dragon Ball. Na obra, o acessório é utilizado por membros do exército de Freeza para calcular a força do adversário.

Marcus Brimage - (foto: Reprodução/UFC)
Marcus Brimage chega para luta com rastreador (foto: Reprodução/UFC)

Vegeta e Vasco

Nas redes sociais, em dias de jogo, o Vasco sempre utiliza o meme com a imagem do saiyajin Vegeta em comemoração pelas vitórias – principalmente, as mais difíceis.

Mosaico da torcida do PSG

A torcida do Paris Saint-Germain exibiu mosaicos de Shenlong e Goku (foto acima) em clássicos contra o Olympique de Marselha em 2017 e 2018, respectivamente, nas arquibancadas do Parc des Princes

Reprodução/PSG

‘Zagueiro otaku’ do Cruzeiro

Na chegada ao Cruzeiro, o zagueiro argentino Lucas Villalba revelou ser fã de Dragon Ball e outros animes.

“Eu gostava muito do que os Cavaleiros do Zodíaco faziam. Um se chamava Pegasus [Seiya] e o poder dele era ser o mais forte ou como o Goku, de Dragon Ball Z”, comentou o jogador.

Dragon Ball e NBA

O jogador Jordan Bell utilizou um tênis customizado em referência a Vegeta no modo Super Saiyajin. Ele utilizou o item em jogo pelo Golden State Warriors na NBA, em 2018.

Goku embaixador dos Jogos Olímpicos de Tóquio

O personagem mais popular criado por Akira Toriyama estampou peças promocionais da Olimpíada de Tóquio, disputada em 2021.

Reprodução

Teletransporte de Aubameyang

Em comemoração de gol pelo Barcelona, o atacante gabonês exibiu uma réplica da Esfera do Dragão e levou dois dedos à testa, gesto utilizado por Goku para se teletransportar.

Reprodução/Barcelona

Morte de Akira Toriyama

Akira Toriyama morreu em decorrência de um hematoma subdural. A informação foi confirmada na madrugada desta sexta-feira (8/3).

O artista japonês faleceu de complicações causadas por um hematoma subdural, que é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio.

De acordo com o comunicado, Toriyama “tinha várias obras em andamento”. Ele conquistou uma carreira de mais de 45 anos como autor de Dragon Ball e Dr. Slump, além de ter atuado no design de personagens e arte para outras franquias como Dragon Quest , Chrono Trigger, Blue Dragon e mais.

O velório ocorreu de maneira reservada para a família. Akira Toriyama nasceu em Nagoya, no Japão, em 5 de abril de 1955. Ele deixa um filho, Sasuke, e a esposa, Nachi Mikami.

Compartilhe