O atacante brasileiro Vinícius Júnior cobrou punição aos torcedores do Atlético de Madrid que entoaram cânticos racistas contra ele nessa quarta-feira (13/3). Antes da partida contra a Internazionale, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, colchoneros chamaram o jogador do Real Madrid de ‘chimpanzé’.
“Espero que vocês já tenham pensado na punição deles. Champions League? Uefa? É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente”, escreveu Vini Jr, nesta quinta-feira (14/3), no X (Twitter).
A Uefa, responsável pela organização da Liga dos Campeões, ainda não se pronunciou a respeito do caso.
Já a LaLiga informou que vai denunciar o novo episódio de racismo contra Vinícius Júnior
“A LaLiga denunciará perante à Procuradoria de Combate ao Ódio os lamentáveis cânticos racistas contra Vinicius Jr., mesmo que o jogo seja em outra competição e mesmo que os cânticos tenham ocorrido fora do estádio”, iniciou a organizadora do Campeonato Espanhol.
“A LaLiga está muito empenhada em fazer do futebol um espaço livre de ódio e continuará combatendo implacavelmente qualquer atitude de racismo, homofobia, violência, ódio… seja qual for a competição”, acrescentou a entidade, em nota divulgada nas redes sociais.
Ataques racistas a Vinícius Júnior na Espanha
Não é a primeira vez que torcedores do time madrilenho protagonizam episódios de racismo contra o brasileiro. Em janeiro deste ano, ele foi vítima de cânticos preconceituosos antes do clássico entre Real e Atlético, pelas oitavas de final da Copa do Rei.
Em janeiro de 2022, um grupo de torcedores do Atlético de Madrid simulou enforcamento de Vinícius Júnior com um boneco pendurado em viaduto de Madri, capital da Espanha.
O brasileiro já sofreu ataques racistas em mais de 20 jogos nos últimos dois anos no Campeonato Espanhol. Relembre alguns casos.