Em 12º lugar no Campeonato Belga, a 41 pontos do líder da Liga – o Union, que soma 70 –, o OH Leuven virou notícia na imprensa europeia ao valorizar, em seu uniforme, um produto que é paixão nacional. O clube, da cidade que é conhecida como a capital da cerveja belga, lançou uma camisa em homenagem à bebida. A estreia da vestimenta deu sorte.
A camisa, dominada pelo amarelo e com “colarinho branco”, trouxe boas energias ao time, que fez as pazes com a vitória no domingo (17/3), ao bater o Mechelen por 1 a 0. O gol saiu aos 46min do segundo tempo.
O Leuven vinha de cinco partidas sem triunfo no Campeonato Belga e corre sério risco de rebaixamento.
O novo uniforme do time foi criado a partir de entrevistas com torcedores – que opinaram sobre cor e modelo – e desenhado por Inteligência Artificial, segundo o clube.
A camisa está à venda, em edição limitada, por 75 euros, quase R$ 410 na cotação atual, no site do OH Leuven.
Capital da cerveja
O OH Leuven FC é da cidade de Leuven, onde está a sede da Anheuser-Busch InBev, fusão da belga Interbrew e da brasileira Ambev que resultou na maior cervejaria do mundo.
No portfólio da empresa estão marcas como Stella Artois, Beck’s, Leffe, Hoegaarden, além das brasileiras Skol, Brahma e Antarctica e a argentina Quilmes.
A marca mais identificada com a cidade, a Stella Artois, foi fabricada pela primeira vez na cidade em 1926 e foi associada ao clube por muitos torcedores. Apesar da reverência no uniforme, a InBev não patrocina o time.
Fundada em 891, a cidade, de arquitetura medieval, fica a 30 minutos de Bruxelas, capital da Bélgica.