O ex-atacante Robinho foi preso na noite desta quinta-feira (21/3) pela condenação por estupro coletivo de uma mulher albanesa na Itália, em 2013. Comentaristas e jornalistas esportivos reagiram à prisão do ex-atacante. Veja abaixo postagens em rede social.
A Justiça italiana condenou Robinho a nove anos de prisão em última instância – isto é, sem possibilidade de novos recursos – pelo Tribunal de Milão em janeiro de 2022, por forçar mulher a ter relações sexuais com ele e outros cinco homens há 11 anos, na boate Sio Café, na capital italiana. Na época, ele jogava no Milan.
Quando recebeu a condenação por estupro coletivo, Robinho residia no Brasil. Como o país não extradita brasileiros natos, ele permaneceu em liberdade. Contudo, em fevereiro de 2023, a Justiça da Itália fez pedido de homologação da sentença – ou seja, solicitou que o ex-atleta cumprisse a pena pelo crime em solo brasileiro.
Desta forma, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (20/3) que Robinho cumpriria a condenação no Brasil. Já nesta quinta-feira (21/3), o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux negou o pedido de habeas corpus, minutos antes da prisão definitiva.
Detido por volta de 19h nesta quinta-feira (21/3), Robinho foi levado à sede da Polícia Federal, onde fará exame de corpo delito. Depois disso, ele passará por uma audiência de custódia e, posteriormente, será encaminhado a uma penitenciária – não foi decidida qual receberá o ex-jogador.