CASO ROBINHO

Robinho é preso em Santos e cumprirá condenação por estupro

Ex-jogador de futebol foi condenado pela Justiça italiana a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo
Foto do autor
Compartilhe

O ex-atacante Robinho foi preso na noite desta quinta-feira (21/3), no prédio em que morava em Santos, litoral de São Paulo. Robson de Souza cumprirá pena de nove anos por estuprar uma mulher albanesa na Itália, em 2013.

A Justiça italiana condenou Robinho em última instância – isto é, sem possibilidade de novos recursos – pelo Tribunal de Milão em janeiro de 2022, por forçar mulher a ter relações sexuais com ele e outros cinco homens há 11 anos, na boate Sio Café, em Milão. Na época, ele jogava no Milan.

Quando recebeu a condenação por estupro coletivo, Robinho residia no Brasil. Como o país não extradita brasileiros natos, ele permaneceu em liberdade. Contudo, em fevereiro de 2023, a Justiça da Itália fez pedido de homologação da sentença – ou seja, solicitou que o ex-atleta cumprisse a pena pelo crime em solo brasileiro.

Desta forma, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (20/3) que Robinho cumpriria a condenação no Brasil. Já nesta quinta-feira (21/3), o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux negou o pedido de habeas corpus, minutos antes da prisão definitiva.

Detido por volta de 19h nesta quinta-feira (21/3), Robinho foi levado à sede da Polícia Federal, onde fará exame de corpo delito. Depois disso, ele passará por uma audiência de custódia e, posteriormente, será encaminhado a uma penitenciária – não foi decidida qual receberá o ex-jogador.

Áudios foram decisivos para Robinho ser preso

O ex-jogador sempre negou o crime publicamente. Contudo, em junho de 2023, o Uol divulgou áudios de conversas de Robinho que serviram de base para a sentença do Tribunal de Milão. Os diálogos foram obtidos por grampos telefônicos feitos pelo Ministério Público da Itália, órgão responsável pela investigação do caso envolvendo o ex-jogador brasileiro e outros cinco amigos.

Abaixo, leia a transcrição dos áudios das conversa entre o ex-atacante e outros envolvidos no caso de estupro coletivo.

Risos e indiferença de Robinho

“Por isso que eu estou rindo, eu não estou nem aí. A mina estava extremamente embriagada, não sabe nem quem que eu sou”, disse Robinho em conversa com Ricardo Falco, outro condenado pelo estupro em Milão.

Em outro momento, Robinho diz que viu os amigos fazendo sexo com a mulher.

“Os moleques que estão f… Olha como Deus é bom. Eu nem toquei na menina. Agora eu vi o Rudney ‘rangando’ ela, e os outros caras ‘rangando’ ela. Então, os caras que ‘rangaram’ ela vão se f…”, disse

“Se ela for acusar, ela vai acusar o Claytinho (Clayton Florêncio dos Santos) que tocou nela. De resto, ninguém tocou nela”, complementou.

Participação no estupro

Já em um dos trechos das conversas grampeadas, Robinho admitiu que participou do estupro coletivo: “Vamos chutar errado. ‘Ah, deu alguma coisa, descobriram que o Ricardo participou, que o Neguinho [apelido de Robinho entre os amigos envolvidos no caso] com… a mina.’ ‘É, eu com…, pô! Porque ela quis. Aonde eu forcei a mina?”, disse.

“Eu com… a mina. Ela fez ‘chupeta’ pra mim e depois eu saí fora. Os caras continuaram lá”, complementou.

“Caralho, se esse bagulho sair na imprensa, vai me fo…”, comentou o ex-atacante, em outro trecho da gravação.

Soco na cara da vítima

“A mina sabe que tu não fez p… nenhuma com ela. Ela é idiota? A gente vai dar um soco na cara dela. Tu vai dar um murro na cara, vai falar: ‘P…, o quê que eu fiz contigo?’”, disse Robinho em outro trecho da conversa com Falco.

Carreira de Robinho

Robinho surgiu no Santos, em 2002, com apenas 18 anos. Atacante habilidoso e driblador, ele ficou famoso pelas pedaladas, que eram sua marca registrada, e, no início da carreira, chegou a ser comparado a Pelé, pelo imediato sucesso estrondoso no time paulista. Na primeira passagem pelo alvinegro paulista, foi bicampeão brasileiro e também venceu o estadual.

Aos 21 anos, em 2005, o ex-jogador foi vendido ao Real Madrid por cifras recordes – US$ 30 milhões (cerca de R$ 71 milhões, na cotação da época). Ele chegou como estrela na Espanha, mas não fez jus ao investimento e teve desempenho abaixo do esperado. Lá, foi bicampeão espanhol e conquistou uma supercopa nacional.

Em 2008, foi comprado pelo Manchester City, da Inglaterra, onde também não conseguiu se destacar. Um ano e meio depois, em 2010, foi emprestado ao Santos por seis meses – na segunda passagem pela equipe que o revelou, foi decisivo para o título da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista.

No mesmo ano, o Milan comprou o atacante. No time italiano, nunca foi unanimidade, mas fez boas partidas e conquistou os títulos do campeonato e da supercopa nacionais.

Em 2014, Robinho voltou ao Santos para a terceira passagem. Ficou lá por um ano, e no ano seguinte rumou ao Guangzhou FC, da China, onde fez poucos jogos, mas venceu a liga nacional.

O atacante voltou ao Brasil em 2016 – dessa vez, não para o Santos. Ele acertou com o Atlético, e, em Minas, teve boa passagem: foram 38 gols e 16 assistências em dois anos, e título do Campeonato Mineiro de 2017.

O final da carreira de Robinho foi na Turquia: entre 2018 e 2020, jogou pelo Sivasspor e pelo Basaksehir, time em que conquistou o campeonato nacional.

Em 2020, o ex-jogador chegou a acertar novo retorno ao Santos. Contudo, o clube paulista voltou atrás após repercussão negativa na torcida e na mídia, visto que o atacante já havia sido condenado em segunda instância no Tribunal de Milão, pelo crime de estupro coletivo.

Robinho teve carreira longeva na Seleção Brasileira: marcou 29 gols em 102 jogos com a camisa amarelinha, venceu uma Copa América, duas Copas das Confederações e disputou duas Copas do Mundo.

Em 2022, aos 38 anos, sem oportunidades no futebol devido à condenação por estupro na Itália, ele encerrou a carreira.

Compartilhe