Natural de Nova Era, em Minas Gerais, o atacante Yuri Tanque iniciou sua formação no Cruzeiro e, depois, continuou nas categorias de base do Atlético. O jogador começou a treinar com o elenco profissional na Cidade do Galo ao lado do time campeão da Copa Libertadores de 2013 – que tinha como um dos principais nomes Ronaldinho.
A presença do ‘Bruxo’ na Cidade do Galo era um verdadeiro evento, como contou Yuri Tanque ao No Ataque: “Eu lembro que quando o Ronaldinho chegou teve toda aquela badalação. Dava para ver na rotina durante os treinos e atividades. Teve um dia que ele teve de ir ao departamento médico da base e aí, quando ele parou, parecia o Centro de Tóquio de tão lotado que ficou”.
“Profissionalmente foi muito bom, conheci bons jogadores. Fiz grandes amigos e tive a oportunidade de treinar com craques como Ronaldinho, Jô, Tardelli, Bernard, Marcos Rocha. Eles são referências a nível profissional, então isso motivou demais”, relatou o atacante sobre convívio com elenco principal do Atlético.
Yuri Tanque é destaque na Coreia do Sul
Mesmo com passagens por Atlético e Cruzeiro na base, Yuri Tanque só teve oportunidade no futebol profissional com a camisa da Ponte Preta.
Depois, o atacante rodou por Coimbra, Gainare Tottori (Japão), Ferrroviária, Leixões (Portugal), Capivariano e Guarani antes de ir para a Coreia do Sul.
Chegou ao Jeju United em janeiro do ano passado e não demorou a se adaptar. Foi o artilheiro da equipe na Primeira Divisão nacional e o terceiro brasileiro que mais marcou na liga, com 10 gols. Yuri Tanque também deu quatro assistências na competição.
O brasileiro ainda marcou uma vez nas oitavas da copa nacional e ajudou na vitória por 4 a 3 sobre o Daejeon Hana Citizen
Além dos bons números, a atuação do atacante foi importante na luta do clube na permanência na elite sul-coreana. O Jeju United conseguiu chegar às semifinais da copa, mas acabou saindo contra o Pohang Steelers, que viria a se sagrar campeão.