FUTEBOL NACIONAL

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo: veja manifestações de times brasileiros

Times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro se manifestaram sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Foto do autor
Compartilhe

Vários times brasileiros se manifestaram a respeito do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, nesta terça-feira (2/4).

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para informar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater preconceitos e discriminação a pessoas afetadas por ele.

O autismo afeta uma em casa 100 crianças no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e é uma condição de saúde que tem como algumas das principais características: dificuldades na comunicação e interações sociais, comportamentos repetitivos e problemas para lidar com estímulos sensorias intensos (como multidões, barulhos altos, luzes e cheiros fortes).

Em publicações nas redes sociais, vários clubes brasileiros reforçaram a importância da data. Alguns, no entanto, foram além, e destacaram ações que realizam/realizaram para pessoas com autismo: o Coritiba informou que já têm espaços específicos no estádio Couto Pereira para a acomodação de torcedores com TEA. Já o Atlético deu destaque a ação da qual participou em abril do ano passado: na partida contra o Athletico-PR, no Independência, pela terceira rodada do Brasileiro de 2023, a equipe usou uniforme com números, patch e faixa de capitão alusivos ao mês de Conscientização do Autismo. O valor arrecadado será destinado a projetos que apoiam a causa. O Bahia, por sua vez, afirmou que as bandeirinhas de escanterio da Fonte Nova, estádio em que o time joga como mandante, serão em alusão à data durante todo o mês de abril.

Veja manifestações de times brasileiros

Compartilhe