MÓDULO II DO MINEIRO

Ex-Palmeiras vai de gigante italiano a time do Módulo II do Mineiro

Zagueiro que passou por Palmeiras e Grêmio e por gigantes de Portugal e Itália vai jogar Módulo II do Mineiro pelo time caçula da competição
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Ex-Palmeiras, o zagueiro Maurício, de 35 anos, que tem passagens pela Lazio, gigante da Itália, e pelo Sporting, gigante de Portugal, vai jogar o Módulo II do Campeonato Mineiro pelo North EC.

O time de Montes Claros será o 15º da carreira do jogador, que já atuou em equipes de seis países diferentes. Ele estava na Chapecoense, onde fez apenas oito jogos durante todo o ano de 2023.

Fundado em 2022, o North EC é o caçula do Módulo II e disputará a competição pela primeira vez. O clube foi campeão da Segunda Divisão do Mineiro – equivalente à Série C do Estadual – no ano passado, e já sonha com o acesso para a elite.

Carreira de Maurício

Maurício tem extensa carreira no futebol. O zagueiro foi revelado pelo Palmeiras, mas teve as primeiras oportunidades como profissional pelo CRB, de Alagoas, em 2007. No mesmo ano, ele voltou ao alviverde paulista, onde ficou até 2009, quando foi para o Grêmio.

Nos anos seguintes, o defensor passou por Portuguesa (2010-2011), onde foi campeão da Série B, Vitória (2011), Joinville (2012) e Sport (2013). Após bons meses na equipe pernambucana, ele atraiu a atenção do Sporting, gigante de Portugal, e foi vendido ao Sporting, gigante de Portugal, onde se destacou e chegou a atrair a atenção do Manchester United, da Inglaterra.

Em pouco menos de dois anos no time português, Maurício fez 52 partidas e marcou dois gols. Em 2014, acertou com a Lazio, gigante da Itália. Lá, também teve boa passagem: no total, fez 56 partidas pela equipe.

Em 2016, o zagueiro perdeu espaço no time italiano e foi emprestado para o Spartak Moscou, da Rússia. No ano seguinte, foi cedido ao Legia Varsóvia, da Polònia. Após o fim do empréstimo, em 2018, o atleta rescindiu com a Lazio e encerrou sua trajetória na Europa.

Em 2019, Maurício foi para o Johor FC, da Tailândia, onde se tornou ídolo: em pouco mais de três anos no clube, fez 52 jogos e venceu três títulos do campeonato nacional.

O zagueiro voltou ao Brasil para defender o Náutico, em 2022. Contudo, teve passagem apagada – fez apenas seis jogos pelo time pernambucano. No ano seguinte, foi para a Chape, onde também fez poucas partidas. Ele estava sem clube desde que deixou o time catarinense, no final de 2023.

Módulo II do Mineiro

A Federação Mineira de Futebol (FMF) já definiu a tabela básica da primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro. A bola rola a partir de 4 de maio, na 1ª rodada, e vai até 22 de junho, quando será disputada a 10ª jornada. As etapas seguintes ocorrerão majoritariamente em julho, podendo se estender para o início de agosto.

A fase classificatória contará com 12 clubes distribuídos nos grupos A e B se enfrentando em turno e returno dentro da própria chave. Os três melhores de cada agrupamento (seis no total) vão à segunda fase, e os lanternas são rebaixados à Segunda Divisão do Mineiro (terceiro escalão do futebol no estado).

A segunda fase do Módulo II terá dois grupos de três times separados de acordo com o desempenho geral na primeira fase (1º, 4º e 6º colocados na chave 1; 2º, 3º e 5º colocados na chave 2). Os líderes dos triangulares realizados em dois turnos (quatro rodadas) avançam à final e sobem à elite do Campeonato Mineiro.

Veja quais times vão participar do Módulo II

  • Grupo A: Aymorés, Betim, Democrata-SL, Nacional de Muriaé, Tupi e Valério
  • Grupo B: Boa Esporte, Caldense, Mamoré, North, URT e Varginha
Compartilhe