PENTACAMPEÃO DO MUNDO

Rivaldo responde se investiria em ex-clube: ‘Quem sabe um dia?’

Camisa 10 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, Rivaldo não descartou ajudar clube pelo qual começou a carreira

Compartilhe

O ex-jogador Rivaldo, camisa 10 da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002, comentou a possibilidade de investir no Santa Cruz, clube que o revelou para o futebol. Ele diz receber vários pedidos de torcedores da equipe quando passa férias no Recife, capital de Pernambuco.

“Passei bastante tempo no Recife e vi muito do sofrimento do torcedor. O pessoal me parava na rua e falava ‘Rivaldo, volta para o Santa Cruz para ser o presidente ou ser o dono do time’. Mas hoje minha vida mudou bastante, eu tenho vontade, mas a gente sabe que não é fácil cuidar de uma equipe, ainda mais do tamanho do Santa Cruz. Hoje eu moro nos Estados Unidos e não é fácil fazer isso acontecer”, afirmou o craque à Betfair.

Todavia, Rivaldo não descarta ajudar o Santinha no futuro. “Quem sabe um dia? Nunca podemos dizer não com toda a certeza para uma situação assim. Estou sempre à disposição para ajudar e até conversei com o presidente do Santa Cruz, onde combinamos de conversar mais vezes para tentar ajudar da melhor forma possível”.

“Mas estar dentro do Santa Cruz como presidente ou comprar o time, hoje está descartado, porque estou morando fora do Brasil e o time precisa de alguém que esteja dentro do time, focado em fazer o melhor trabalho possível e reconduzir o time ao primeiro escalão do futebol brasileiro”, concluiu o ídolo, que defendeu o Santa Cruz no início da carreira, aos 19 anos, em 1991.

Rivaldo na Seleção Brasileira

Ao lado do artilheiro Ronaldo, autor de oito gols, Rivaldo conduziu a Seleção Brasileira à conquista do penta na Coreia e no Japão. O camisa 10 balançou a rede cinco vezes na competição – três na fase de grupos, contra Turquia (2 a 1), China (4 a 0) e Costa Rica (5 a 2), e duas nos mata-matas – Bélgica, nas oitavas de final (2 a 0); e Inglaterra, nas quartas (2 a 1).

Com 35 gols em 75 partidas pelo Brasil, Rivaldo também foi vice-campeão mundial em 1998, na França, além de vencedor da Copa das Confederações de 1997 e da Copa América de 1999. O meia ainda fez parte do elenco que levou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Melhor jogador do mundo em 1999, Rivaldo viveu o ápice da carreira no Barcelona, pelo qual contabilizou 130 gols em 235 jogos oficiais de 1997 a 2002. No futebol brasileiro, o craque se destacou principalmente no Palmeiras, sendo campeão brasileiro em 1994 e do Campeonato Paulista em 1996.

Santa Cruz

Conhecido pela numerosa torcida no estado de Pernambuco, o Santa Cruz já participou 24 vezes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e ficou em quarto lugar em 1960 e 1975. Na Série B, terminou como vice em 1999, 2005 e 2015. Já na Série C, sagrou-se campeão em 2013.

Nos últimos nove anos, porém, o Santa amargou sucessivas quedas no Brasileirão, a ponto de não ter calendário nacional em 2024. A diretoria tentou uma “virada de mesa”, mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva rejeitou o pedido do clube para ingressar na Série D. O que consola o torcedor coral é a classificação para a Quarta Divisão Nacional de 2025, obtida via torneio estadual.

As más administrações dos últimos anos mergulharam o Santa Cruz numa situação financeira bastante complicada. Estima-se que a dívida da institução seja superior a R$ 290 milhões, ante um faturamento de apenas R$ 14 milhões em 2023. A associação tenta minimizar o passivo por meio da aprovação de recuperação judicial – assim como fez o Cruzeiro na gestão de Ronaldo Fenômeno.

Veja a linha do tempo do Santa Cruz

  • 2016: caiu da Série A para a B
  • 2017: caiu da Série B para a C
  • 2021: caiu da Série C para a D
  • 2023: eliminado na 1ª fase da Série D
  • 2024: sem divisão nacional
Compartilhe
Sair da versão mobile