FUTEBOL INTERNACIONAL

Time europeu é punido, rebaixado após 35 anos na elite, e dirigente comemora

Equipe é punida com a dedução de 18 pontos na tabela e tem rebaixamento confirmado, mas diretor-geral do clube comemora medida
Foto do autor
Compartilhe

O Vitesse teve o rebaixamento decretado após 35 anos na elite nesta sexta-feira (19/4) a quatro rodadas do fim do Campeonato Holandês. Apesar de a dedução de 18 pontos aplicada pela Real Associação Neerlandesa de Futebol (KNVB) sacramentar o descenso do clube, o diretor-geral interino do clube, Edwin Reijntjes, comemorou que a medida não foi ainda mais severa.

“Apesar de ser um dia triste para todos que apoiam o Vitesse, essa é a realidade. Por outro lado, quero deixar isso bem claro para todos, que estamos extremamente felizes com a oportunidade que nos foi dada ao mantermos a licença. Isso também estava por um fio”.

Edwin Reijntjes, diretor do Vitesse

Além da perda de pontos, o Vitesse foi condenado a pagar multa de 100 mil euros (R$ 555 mil na cotação de hoje). O clube não recorrerá da decisão.

Com a punição por causa de problemas com licenciamento, o Vitesse afunda na lanterna da Eredivisie, com -1 ponto. A quatro rodadas do fim, o time de Arnhem está a 26 pontos de distância do Excelsior, primeiro fora da zona de rebaixamento.

Segundo clube mais antigo na Holanda, o Vitesse foi fundado em 1892 e estava na elite desde 1989. Apesar de não conseguir o título da Primeira Divisão, o tradicional clube holandês conseguiu se classificar para a Europa League em 14 oportunidades.

Briga pelo título e contra o rebaixamento no Campeonato Holandês

O Campeonato Holandês segue com indefinições na parte de cima e de baixo da tabela a quatro rodadas do fim. O PSV tem vantagem sobre o Feyenoord na luta pelo título nacional – conquistado pela última vez na temporada 2017/18.

O campeão e o vice garantem vaga direta para a fase de grupos da Champions League, enquanto o terceiro colocado vai para as fases preliminares do torneio continental.

O quarto colocado disputa as fases classificatórias da Europa League. Já as equipes que ficarem entre a quinta e a oitava colocação participam dos playoffs para a fase preliminar da Conference League.

Na parte de baixo da tabela, os dois times com piores campanhas caem para a Segunda Divisão. O 16º colocado briga pela última vaga na elite na repescagem com os clubes que ficarem da terceira a oitava colocação da Keuken Kampioen.

Classificação do Campeonato Holandês

  1. PSV – 81 pontos
  2. Feyenoord – 72 pontos
  3. Twente – 60 pontos
  4. AZ Alkmaar – 55 pontos
  5. Ajax – 48 pontos
  6. NEC Nijmegen – 47 pontos
  7. Utrecht – 45 pontos
  8. Go Ahead Eagles – 42 pontos
  9. Sparta Rotterdam – 40 pontos
  10. Herenveen – 36 pontos
  11. Fortuna Sittard – 35 pontos
  12. Almere City – 33 pontos
  13. PEC Zwolle – 32 pontos
  14. Heracles – 32 pontos
  15. Excelsior – 25 pontos
  16. RKC Waalwijk – 24 pontos
  17. Volendam – 19 pontos
  18. Vitesse – -1 ponto
Compartilhe