Executivo de futebol do América, Alexandre Mattos se pronunciou após deixar o clube para retornar ao Cruzeiro a pedido de Pedro Lourenço, novo dono da SAF celeste. O dirigente assumiu o cargo no Coelho há cerca de 15 dias e já vai integrar a cúpula da Raposa de forma efetiva a partir desta quarta-feira (1/5).
Em pronunciamento compartilhado nas redes sociais do América, nesta segunda-feira (29/4), Mattos justificou a ida ao Cruzeiro e disse que recebeu ‘proposta irrecusável’. O diretor elogiou a organização do Coelho e lamentou por deixar o clube de forma precoce.
“Estou aqui para fazer um agradecimento. Um agradecimento muito, muito, muito especial ao América Futebol Clube, ao presidente da SAF, Marcus Salum, ao presidente da associação, Alencar da Silveira, ao Euller (Araújo, integrante do Conselho de Administração do clube). A todos os profissionais do América Futebol Clube, especialmente ao Fred (Cascardo), diretor de futebol. Tive um prazer enorme de ver novamente como o América, hoje, é um clube completamente diferente, um clube extremamente organizado.”
“Fiquei com uma pontinha de tristeza (de sair), por ter chegado em um ambiente tão bom, um ambiente leve, e a certeza de que o América vai alcançar esse objetivo, que é subir para a Série A do futebol brasileiro, local onde o América está pronto para estar. Mas eu sou profissional. A vida nossa de profissional é assim: as coisas acontecem, até de maneira inesperada. Eu recebi uma proposta irrecusável, uma proposta de médio a longo prazo, e eu não tenho como negar. Por isso, faço aqui este vídeo como agradecimento, como um momento de deixar o América e seguir o outro projeto. Fica aqui o meu agradecimento. E que Deus abençoe a todos”
Alexandre Mattos, novo diretor de futebol do Cruzeiro
O chamado por Alexandre Mattos foi urgente. Isso porque Pedro Lourenço, dono da rede de Supermercados BH, comprou a SAF do Cruzeiro nesse sábado (27/4). Na manhã desta segunda, os dois se reuniram para bater o martelo sobre a ‘transferência’ de Mattos. Ele havia assinado com o América até o fim de 2024.
Saída amigável
A situação, contudo, não foi turbulenta. Presidente do América, Alencar da Silveira Júnior salientou que a ida de Mattos ao Cruzeiro foi tratada de forma amigável no clube e que ele ainda sai de ‘portas abertas’.
Alexandre Mattos retorna ao Cruzeiro
Mattos chegou ao time celeste em 2012. Ele foi o responsável por montar o elenco celeste que foi bicampeão do Campeonato Brasileiro pela Raposa, em 2013 e 2014, e campeão mineiro em 2014 – ano em que o dirigente deixou o clube.
Em 2020, Alexandre chegou a voltar ao Cruzeiro, que estava em crise após o rebaixamento para a Série B no ano anterior. Contudo, a passagem durou apenas quatro dias.