Jogando em Florença, a Fiorentina conseguiu uma tardia e importante vitória por 3 a 2 sobre o Club Brugge, nesta quinta-feira (2), pela ida da semifinal da Liga Conferência. Abrindo, assim, vantagem rumo à final inédita da competição europeia.
O jogo contou com gol brasileiro – Thiago marcou para os belgas, mas Sottil, Belotti e Nzola garantiram o triunfo do time italiano. A volta será na próxima quarta-feira (8/5), em Bruges.
Quem saiu na frente foi o time da casa. Logo aos 5′, Sottil recebeu pelo lado esquerdo, cortou para o meio e chutou colocado, com efeito, fazendo 1 a 0. O empate veio de pênalti, aos 17′, com Vanaken deslocando o goleiro Terraciano.
Ainda no primeiro tempo, o centroavante Belotti fez seu primeiro gol na competição. Aos 37′, ele recebeu na área, girou rápido e fez um bonito chute para superar Jackers. Na etapa final, Onyedika foi expulso, deixando o Brugge com um a menos.
Em seguida, o brasileiro Thiago se destacou. O camisa 99 dos belgas recebeu na área e chutou rasteirinho, deixando tudo igual em Florença: 2 a 2. Com um a mais, a Fiorentina foi para cima e buscou sair com a vitória para poder jogar pelo empate na volta.
E coube a Nzola, que tinha acabado de entrar, dar este gostinho ao torcedor. Já nos acréscimos, após tiroteio na área belga, o camisa 18 aproveitou rebote para estufar as redes do adversário e cravar a vitória italiana.
Situação e próximos jogos
A Fiorentina, oitava colocada no Campeonato Italiano, vira a chave rapidamente para sua liga nacional. Já que enfrenta o Verona (15º), no domingo (5), pela 35ª rodada, antes de definir sua vida na Liga Conferência.
A volta será na próxima quarta-feira (8/5), na Bélgica. Quem passar de fase encara o vencedor do duelo entre Aston Villa e Olympiacos (na ida, vitória dos gregos por 4 a 2 na Inglaterra).
Para avançar, a Fiorentina pode até empatar. Vitória por um gol de diferença do Brugge leva a decisão para a prorrogação.
O Club Brugge, por sua vez, pode gritar “é campeão” no fim de semana, quando se encerra o Campeonato Belga. Em segundo lugar, o time de Brugges encara o Royal Antuérpia e precisa de um resultado melhor que o do Anderlecht, que enfrenta o Union Saint-Gilloise – tudo isso no domingo.