O Barracas Central fez sucesso nesta edição da Copa da Liga Argentina. Promovida à elite do futebol do país em 2021, a agremiação de Buenos Aires conta com atacante ex-Cruzeiro e jogou em estádio para seis mil pessoas até o fim do ano passado.
Classificar-se às quartas de final da Copa da Liga entre os grandes do país não é para todos. Esse foi o feito do Barracas Central, terceiro colocado do Grupo A, com 26 pontos – sete vitórias, cinco empates e duas derrotas.
O clube avançou ao mata-mata juntamente com River Plate, Argentinos Juniors e Vélez Sarsfield. No Grupo B, Godoy Cruz, Estudiantes, Defensa y Justicia e Boca Juniors se garantiram na etapa eliminatória.
Contudo, a euforia do Barracas Central teve fim logo nas quartas de final. Naquela fase, o time foi vítima do Estudiantes e se despediu da Copa da Liga. Carrillo (dois) e Javier Correa marcaram os gols do Pincha na vitória por 3 a 0.
Na etapa posterior, o Estudiantes passou pelo Boca Juniors. Desta forma, a equipe joga a final neste domingo (5/5), às 15h30, contra o Vélez Sársfield, no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero.
Enquanto isso, o Barracas Central se prepara para a disputa do Campeonato Argentino. A estreia será em 12 de maio (domingo), diante do Godoy Cruz, no Estádio Feliciano Gambarte, na cidade homônima. O horário do duelo ainda não foi definido.
Ex-Cruzeiro no elenco
Há um nome no elenco que chama a atenção do torcedor celeste. É o de Ramón Ábila. O atacante de 34 anos defendeu a Raposa entre agosto de 2016 e agosto de 2017. Em 61 partidas pelo Cruzeiro, marcou 26 gols e conquistou a Copa do Brasil de 2017.
Ábila ainda não mostrou o faro de artilheiro pelo clube argentino. Na passagem pelo Barracas Central, o camisa 17 entrou em campo 11 vezes, mas não balançou a rede nem serviu aos companheiros.
Os destaques do Barracas Central na Copa da Liga foram Alan Cantero e Maxi Zalazar, cada um com quatro gols.
Estádio para 6 mil pessoas
O Barracas Central tem o Estádio Claudio Chiqui Tapia, em Buenos Aires, como casa. Mas a capacidade do local é uma questão. Apenas seis mil pessoas conseguem assistir às partidas in loco. Por isso, no fim do ano passado, o clube optou por realizar obras.
En junho de 2023, o diário Olé, da Argentina, publicou uma reportagem que comparava o estádio do Barracas ao Monumental de Núñez, casa do River Plate que comporta até 86 mil espectadores.
Com a reestruturação, a previsão é que as arquibancadas sejam ampliadas a ponto de receber de 18 a 20 mil pessoas.
Enquanto isso, o Barracas Central manda as partidas no Estádio Tomás Adolfo Ducó, do Huracán, também na capital argentina.