Um dos maiores narradores esportivos do Brasil morreu aos 89 anos nesta quinta-feira (16/5) em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Além de locutor, Silvio Luiz foi apresentador, árbitro de futebol e ator. Ele estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em coma induzido. Ele sofreu um derrame trabalhando na transmissão digital da Record em Palmeiras x Santos, na final do Campeonato Paulista.
De acordo com pessoas próximas ao narrador, a sedação ocorreu em meio a um problema nos rins. Ele não pode fazer hemodiálise (tratamento para pacientes com insuficiência renal) devido à fragilidade decorrente da idade avançada – o narrador completaria 90 anos em julho.
Essa foi a segunda internação recente do locutor. Ele chegou a ser hospitalizado no dia da final do Campeonato Paulista, mas se recuperou e voltou para casa poucos dias depois. O quadro piorou na semana passada, e ele foi encaminhado para a UTI. Silvio apresentou problemas “físicos”, segundo pessoas próximas.
Colecionador de bordões
Silvio Luiz Peres Machado de Souza, nascido em São Paulo no dia 14 de julho de 1934, conviveu com o rádio e a TV desde pequeno, pois era filho da garota propaganda Elizabeth Darci, da extinta Rede Tupi.
O profissional começou a carreira na Rádio São Paulo, na década de 1950, onde se destacou como repórter de campo. Ele também trabalhou na Rádio Record e Bandeirantes.
Na televisão, Silvio Luiz iniciou a carreira pela TV Paulista. Também trabalhou na Excelsior e Record, mas o grande sucesso veio na Band e também no SBT. Ele ficou conhecido, principalmente, por seus bordões irreverentes como “olho no lance” e “pelas barbas do profesta”.
O lendário profissional também foi ator em novelas da Record no fim dos anos 1950 e árbitro de futebol.
Susto ao vivo
O narrador deixou a transmissão logo após o segundo gol do Palmeiras na vitória por 2 a 0 sobre o Santos. Ele foi prontamente atendido pela equipe de socorristas e médicos da Record TV.
Silvio foi a voz das transmissões digitais do Paulistão da Record no portal R7 e no PlayPlus, ao lado dos humoristas Bola e Carioca.