Ex-clube de Alex, ídolo do Cruzeiro, o Fenerbahçe completou dez anos sem vencer o Campeonato Turco. Apesar da alta pontuação e ter apenas uma derrota na competição, o Fener viu o rival Galatasaray levantar o título da temporada 2023/2024.
Em 38 rodadas, o Fenerbahçe somou 99 pontos. Foram 31 vitórias, seis empates e somente uma derrota, além de 99 gols marcados e 33 sofridos na campanha.
Já o Galatasaray faturou o título com 102 pontos – recorde no Campeonato Turco. Foram 33 vitórias, três empates e duas derrotas, com 92 gols marcados e 26 sofridos.
Conquista do Galatasaray
Este foi o 24º título do Campeonato Turco conquistado pelo Galatasaray, que ampliou a vantagem como maior campeão. Já o Fenerbahçe tem 19 taças da liga nacional.
O Galatasaray sonhava em selar o título há uma semana, em casa, diante do Fenerbahçe. No entanto, o clássico entre os dois maiores clubes do país terminou com a vitória dos visitantes por 1 a 0, adiando a definição do campeão para a rodada final.
Neste domingo (26/5), o Gala bateu o Konyaspor por 3 a 1 e confirmou a conquista. Já o Fener terminou a participação com goleada por 6 a 0 sobre o Istanbulspor.
🟡 24x TURKISH CHAMPIONS 🔴
— 24x Turkish Champions 🏆 (@Galatasaray) May 26, 2024
🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆#Back2BackC4hmps pic.twitter.com/vueo0pocOq
Alex fez história no Cruzeiro e no Fenerbahçe
O ex-jogador Alex é fez história no Cruzeiro e no Fenerbahçe. Ele se transferiu para o clube Turco em junho de 2004, depois de ter sido multicampeão pela Raposa: conquistou dois Campeonatos Mineiros, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro.
Pelo Fenerbahçe, Alex disputou 378 jogos, marcou 185 gols e deu 162 passes para os companheiros balançarem a rede. O meia conquistou três edições da Superliga Turca, além de uma Copa da Turquia e duas Supercopas. Antes, participou de 121 partidas pelo Cruzeiro, com 64 gols e 61 assistências.
Outros jogadores que se destacaram no Cruzeiro e no Fenerbahçe são o zagueiro Edu Dracena – hoje diretor técnico do clube celeste –, o volante Maldonado e os atacantes Deivid e Márcio Nobre. Os quatro estiveram no elenco estrelado em 2003 (Maldonado e Márcio Nobre jogaram apenas o Brasileirão).