COPA LIBERTADORES

Jogador que desistiu da aposentadoria é anunciado por adversário do Atlético na Libertadores

Atacante atuou em time brasileiro e no futebol europeu e fará a quarta passagem pelo clube argentino, onde chegou a anunciar a aposentadoria em 2022
Foto do autor
Compartilhe

O torcedor do Rosario Central, da Argentina, adversário do Atlético no Grupo G da Libertadores, se queixa há meses da ausência de um “centroavante matador” na equipe. Para suprir a lacuna do elenco, o clube trouxe de volta grande ídolo, que desistiu da aposentadoria e fará a quarta passagem pelo time na carreira. Trata-se do veterano Marco Ruben.

Anunciado oficialmente nesta segunda-feira (27/5), o atacante argentino de 37 anos foi revelado pelo Rosario Central em 2005 e acumula mais de 250 partidas oficiais com a camisa auriceleste. Ele já atuou no Brasil – em 2019, defendeu as cores do Athletico Paranaense e fez parte do time que venceu a inédita Copa do Brasil.

Marco Ruben chegou a se aposentar dos gramados em maio de 2022, após o fim da terceira passagem pelo clube em que é ídolo. A imprensa argentina cogitava que ele penduraria as chuteiras em 2020, mas o atacante superou as expectativas e atuou por mais dois anos.

No entanto, em novembro de 2023, após mais de 18 meses parado, Marco mudou de ideia e desistiu da aposentadoria para jogar pelo Deportivo Maldonado, do Uruguai. Nesse domingo (26/5), ele fez a última partida pela equipe. A despedida foi amarga: derrota por 1 a 0 para o Fénix, pela 14ª rodada do Campeonato Uruguaio.

A carreira de Marco Ruben

Início do Rosario Central

Marco é cria das categorias de base dos “Canallas”. O atacante estreou pelo time profissional auriceleste em 2005, aos 18 anos. Na primeira temporada, fez 27 partidas e marcou dois gols.

Nos anos seguintes, Ruben despontou: marcou 21 gols em 62 partidas pelo Rosario entre 2006 e o primeiro semestre de 2007, ano em que o atacante se transferiu para o gigante River Plate.

Rápida passagem por gigante argentino

Pelo River, Marco conquistou o maior título da carreira: o Campeonato Argentino Clausura de 2007/2008. No time de Buenos Aires, ele seguiu se destacando e rapidamente rumou ao futebol europeu.

Sete anos longe da Argentina

Em 2008, Ruben acertou com o Villareal, da Espanha, dando início a longa trajetória longe da Argentina. Entre 2007 e 2015, o centroavante atuou por Villareal, Recreativo (Espanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Evian (França) e Tigres (México).

Primeiro retorno ao Rosario Central

Em 2015, após oito anos, Marco retornou ao Rosario Central. A segunda passagem dele pelo time argentino foi a maior e mais artilheira: marcou 57 gols em 155 partidas, assumiu o posto de capitão e venceu o título da Copa Argentina 2017/2018, único troféu erguido por ele pelo clube auriceleste.

Passagem vitoriosa pelo futebol brasileiro

Em 2019, o já veterano centroavante veio jogar no Brasil. Ruben acertou com o Athletico-PR, emprestado pelo Rosario por um ano. No time paranaense, fez história: foi peça-chave do grupo que conquistou o título da Copa do Brasil daquele ano, com vitória sobre o Internacional na final.

Marco fez parte da equipe que é considerada das maiores da história do Athletico e se tornou ídolo. Ele protagonizou atuações marcantes, como o icônico hat-trick sobre o Boca Juniors na Libertadores.

O elenco do time paranaense em 2019 era repleto de nomes conhecidos, como o volante Bruno Guimarães, hoje destaque do Newcastle e da Seleção Brasileira; o lateral-esquerdo Renan Lodi, que depois foi vendido para Atlético de Madrid, passou pela Seleção e hoje atua pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita; o também lateral-esquerdo Adriano, ex-Barcelona; o meio-campista argentino Lucho González, ex-River Plate, Porto e Seleção Argentina; e o atacante Rony, que marcou o gol do título da Copa do Brasil e hoje é multicampeão pelo Palmeiras.

Segundo retorno ao Rosario Central

No ano seguinte, Marco Ruben retornou ao Rosario Central, onde ficou até se aposentar pela primeira vez. Na terceira passagem, marcou 29 gols em 57 partidas.

Em maio de 2022, o centroavante surpreendeu os torcedores e anunciou, durante coletiva de imprensa, que o próximo jogo que faria pelo Rosario seria o último dele como jogador profissional. A despedida foi em grande estilo, com gol e vitória por 3 a 1 sobre o Estudiantes.

Terceiro retorno: ‘última dança’ da carreira?

Marco Ruben retorna aos “Canallas” para a provável “última dança” como jogador profissional pelo clube em que é ídolo. Ele poderá estrear pelo time auriceleste já neste domingo (2/6), em partida pela quarta rodada do Campeonato Argentino, contra o Lanús.

Como o período de inscrições de jogadores para a fase de grupos da Libertadores já se encerrou, Marco não poderá reforçar o Rosario Central na partida contra o Peñarol, nesta terça-feira (28/5), pela sexta rodada do Grupo G. O jogo decidirá a equipe que avançará às oitavas junto do Atlético, que já está garantido no mata-mata.

Terceiro colocado com sete pontos, o Rosario precisa da vitória a qualquer custo para se classificar. Já para o time uruguaio, vice-líder da chave com nove pontos, basta empatar para garantir vaga nas oitavas.

Compartilhe