Futebol Mineiro

Série D e Módulo II: time mineiro vai disputar dois jogos em intervalo menor que quatro horas

Maratona de jogos do Democrata-SL é ainda mais complicada: três jogos em quatro dias; primeiro desafio será nesta quinta-feira (6/6), pela Série D
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Democrata-SL tem dois jogos agendados para o mesmo dia, em um intervalo menor que quatro horas. Os compromissos estão confirmados para este domingo (9/6), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela Série D do Campeonato Brasileiro e pelo Módulo II do Campeonato Mineiro.

Para complicar a situação, o Democrata entra em campo nesta quinta-feira (6/6), às 16h, contra o Aymorés, também na Arena do Jacaré, pela quinta rodada do Módulo II do Estadual. Ou seja, em quatro dias, o tradicional clube mineiro, fundado há quase 110 anos, encara uma maratona de três jogos.

A partida seguinte do Jacaré será às 16h deste domingo, contra o Nacional de Muriaé, pela sexta rodada do Módulo II do Mineiro. Às 19h30, é a vez da equipe alvirrubra enfrentar o Itabuna-BA, pela sétima rodada do Grupo F da Série D do Brasileiro.

Em meio à situação inusitada, o presidente do Democrata, Renato Paiva, alegou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Mineira de Futebol (FMF) foram informadas sobre a maratona de jogos, mas rechaçaram a possibilidade de mudança de datas.

“Enviamos ofícios tanto para a Federação Mineira quanto para a CBF solicitando diversas mudanças no calendário. Quando isso acontece com times maiores, como Cruzeiro e Atlético, que jogam até quatro competições ao mesmo tempo, o pessoal dá um jeito de ajustar a tabela. Infelizmente, não fomos atendidos dentro do que imaginávamos e do que prevê o regulamento. Teríamos três jogos em quatro dias. Isso seria inviável”, declarou o dirigente ao No Ataque, nesta quinta-feira (6/6).

“Para minimizar os problemas de operação, pedimos para mudar o jogo de sábado para domingo. Como o problema persistiria no domingo, preferimos essa mudança. Vamos encarar. Não dá para mudar a situação. Vamos lutar pela classificação nas duas competições”, acrescentou Renato Paiva.

O presidente do clube de Sete Lagoas também revelou qual competição será priorizada. “Neste momento, vamos priorizar o Módulo II. Ganhando do Aymorés, assumimos a liderança da chave. O Módulo II está numa fase decisiva. O Módulo II tem descenso. Não podemos cair. Vamos priorizar o Módulo II, mas vamos com time forte para a Série D, com uma mesclagem de jogadores pendurados, fazendo uma equipe competitiva”.

Posicionamentos de CBF e FMF

A CBF justificou que calendário de 2024 já previa, com antecedência, que o fim de semana dos dias 8 e 9 de junho estava programado para competições nacionais.

Já a FMF ressaltou o pedido do próprio clube de disputar os dois jogos no mesmo dia e a necessidade de a equipe utilizar escalações distintas.

“Diante do pedido do Democrata SL para jogar a partida do Módulo II do Campeonato Mineiro no próximo domingo, contra o Nacional, e do conhecimento prévio do clube dos conflitos de datas com a participação da Série D, a Federação Mineira de Futebol entende que o clube optou pela situação dos dois jogos no mesmo dia por competições diferentes. Ademais, a equipe tem ciência que deve enviar formações distintas nos dois jogos, com equipes A e B e sem uso dos mesmos atletas.”

Democrata-SL no Módulo II

O Democrata está na quarta posição do Grupo A do Módulo II do Campeonato Mineiro, com sete pontos. Os três melhores colocados de cada chave avançam à segunda fase da competição.

Na briga por vaga na semifinal, o Democrata está a um ponto de distância do Aymorés, terceiro colocado.

Na fase seguinte, os times vão disputar dois triangulares, sendo que uma chave reunirá o primeiro, o quarto e o sexto colocados e a outra terá o segundo, o terceiro e o quinto. Os dois líderes de cada grupo conquistam acesso ao Módulo I e vão à final, disputada em dois jogos.

Já os dois piores colocados de cada grupo (A e B) são rebaixados à Segunda Divisão do Campeonato Mineiro – o terceiro escalão estadual.

Democrata-SL na Série D

Já na Quarta Divisão, a sete rodadas do fim da primeira fase de grupos, o Jacaré é o quinto colocado do Grupo F, com oito pontos – são quatro pontos de distância do líder Itabuna.

Os quatro melhores classificados em cada chave avançam para a etapa de mata-mata, com confrontos de ida e volta valendo vaga nas oitavas de final.

Compartilhe