Torneio de seleções mais importante da Europa, a Eurocopa envolve muito mais do que só futebol: conflitos geopolíticos entre países são evocados a cada partida e influenciam no comportamento de torcedores e até de jogadores. Um evento relacionado a rivalidade entre nações pode, inclusive, fazer com que a Seleção da Sérvia desista de seguir disputando a Euro 2024.
Nessa quarta-feira (19/6), aos 14 minutos do segundo tempo do empate por 2 a 2 entre Croácia e Albânia, no Volksparkstadion, em Hamburgo, na Alemanha, pela segunda rodada do Grupo A da competição, torcedores das duas seleções entoaram juntos o canto “matem, matem, matem os sérvios”.
Por meio de fala de Jovan Subatovic, secretário geral da federação de futebol do país, a Seleção Sérvia ameaçou deixar a Eurocopa caso a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) não imponha duras sanções aos responsáveis pelo cântico.
“O que aconteceu é escandaloso e pediremos sanções à Uefa, inclusive se isso significar não continuar na competição. Não queremos participar nisso, mas se a Uefa não os castigar, pensaremos em como proceder”.
Jovan Subatovic, secretário geral da Federação Sérvia de Futebol