Eslováquia e Ucrânia fizeram jogo excelente na manhã desta sexta-feira (21/6). Pela segunda rodada do Grupo E da Eurocopa, em Dusseldorf, na Espirit Arena, a Seleção Ucraniana virou a partida e venceu por 2 a 1.
Com o resultado, o Grupo E está todo embolado, com Eslováquia, Ucrânia e Romênia com três pontos e a Bélgica com zero. Belgas e romenos jogarão neste sábado (22).
Se os romenos vencerem, estarão classificados às oitavas. Mas, se der Bélgica, todos os times entrarão na rodada final (dia 26/6) com três pontos.
Eslováquia pressiona e sai na frente
O primeiro tempo foi muito bom. As equipes criaram oportunidades e deram perigosos chutes a gol. Foram sete finalizações para cada, com os eslovacos com mais eficácia (cinco no alvo, contra três da Ucrânia) e posse (57%).
Nos primeiros 20 minutos, a Eslováquia foi ofensivamente superior, aproveitando a dificuldade que o rival tinha em fechar o lado direito da defesa. Foi por ali que Haraslin se tornou o protagonista da Eslováquia.
Primeiramente, driblou três e chutou para o goleiro Trubin (um dos melhores em campo) salvar com o pé direito. Depois, mais um cruzamento para Schranz cabecear e Trubin novamente salvar. Mas, aos 17, veio o gol. Haraslin cruzou e Schranz completou, abrindo o placar.
Ucrania acorda, vai pra cima e empata
Foi a só a Eslováquia sair na frente que a Ucrânia, enfim, acordou. Passou a ter objetividade pelos flancos com Yarmolenko (pela direita) e Mudryk (pela esquerda), o que fez Dovbik, o atacante de área, passar a ser municiado.
Mas o lance mais perigoso saiu dos pés do lateral-direito Tymchyk: um chute na trave esquerda de Dúbravka em que, na sobra, Dovbyk chutou mal.
No segundo tempo, a Ucrânia manteve a pegada da reta final da etapa anterior e foi feliz ao chegar ao empate aos nove minutos. Uma longa troca de passes chegou a Zinchenko, pela esquerda, que cruzou para o arremate de Shaparenko. Animada e com uma torcida inflamada, a Ucrânia seguiu em cima, sufocando os eslovacos e virando o jogo aos 35 com Yaremchuk.
O goleador, que entrou aos 22 minutos, recebeu de Shapenko na área pela direita, sem marcação, dominou espetacularmente de primeira e deu um segundo toque na saída de Dúbravka. Golaço que definiu a vitória. Mas não sem antes passar um susto no fim, quando o rival quase empatou.