Copa América

Messi celebra mais uma final pela Argentina: ‘Loucura o que fizemos’

Lionel Messi valorizou classificação à final da Copa América depois de dificuldades na campanha: 'Campos ruins e adversários duros'
Foto do autor
Compartilhe

Na noite desta terça-feira, a Argentina venceu o Canadá por 2 a 0 em Nova Jersey e garantiu sua vaga na final da Copa América 2024. Atual campeão do mundo e em busca do bicampeonato da competição continental, Lionel Messi, capitão da Albiceleste, celebrou a chegada em mais uma decisão defendendo seu país.

“A verdade é que sim. Uma loucura o que esse grupo fez, o que a seleção argentina tem feito, porque, depois de tudo, temos que celebrar a importância da final. Que a Argentina possa jogar mais uma final e isso é impressionante. A verdade é que foi uma Copa difícil, um campo bem ruim, uma temperatura muito alta, então foi difícil de jogar, seleções muito duras. Então, que tenhamos conseguido estar novamente em uma final é para desfrutar”, começou o astro que veste a camisa 10.

Final da Copa América

A final será no Hard Rock Stadium, em Miami (Flórida), no próximo domingo (14/7), às 21h (de Brasília). A Argentina enfrenta o vencedor de Uruguai e Colômbia, que disputam uma vaga na decisão na noite desta quarta (10/7).

Messi voltou a exaltar a união do grupo e destacou a dificuldade deste torneio.”Que aproveitemos de tudo que nós estamos vivendo, e o que está acontecendo conosco como seleção, união e grupo. Volto a repetir: não é fácil estar novamente numa final e voltar a competir para sermos campeões. É muito difícil o que nós estamos alcançando e temos que aproveitar isso”, pontuou o jogador do Inter Miami.

O atleta, oito vezes eleito melhor jogador do mundo, afirmou que está aproveitando essa Copa América como aproveitou seus últimos torneios pela Argentina. Messi também citou seus colegas mais experientes que fazem seus últimos jogos pela seleção.

“Como eu disse recentemente, não é fácil fazer isso (chegar em finais). E voltamos a fazer. Então temos que realmente aproveitar, estou vivendo como na última Copa América que joguei, na última Copa do Mundo e eu aproveitei muito, sendo consciente. Como acontece com o Otamendí e outros que são os últimos jogos e estão aproveitando muito”, finalizou.

Argentina na sétima final em dez anos

A grande fase vivida pela seleção argentina não terminou com o tricampeonato mundial, no Catar, em 2022. Na Copa América 2024, Lionel Messi e companhia se classificaram para sétima decisão da Albiceleste nos últimos dez anos.

É verdade que ao longo de temporadas passadas e em muitas dessas finais a Argentina acumulou decepções, mas foi resiliente para dar a volta por cima, convencendo Lionel Messi de que sua trajetória na seleção ainda aguardava os capítulos mais gloriosos.

De 2014 para cá a Argentina disputou as seguintes finais:

  • 2014
    Copa do Mundo
    Alemanha 1 x 0 Argentina
  • 2015
    Copa América
    Chile 0 (4) x (1) 0 Argentina
  • 2016
    Copa América
    Argentina 0 (2) x (4) 0 Chile
  • 2021
    Copa América
    Argentina 1 x 0 Brasil
  • 2022
    Finalíssima
    Itália 0 x 3 Argentina
  • Copa do Mundo
    Argentina 3 (4) x (2) 3 França
  • 2024
    Copa América
    Argentina x Uruguai ou Colômbia

Das sete finais para as quais se classificou nos últimos dez anos, sendo que uma delas ainda será disputada, a Argentina foi campeã em três, deixando para trás as outras três derrotas amargadas nas decisões da Copa do Mundo de 2014, contra a Alemanha, e das Copas Américas de 2015 e 2016, contra o Chile, ambas nos pênaltis.

A final da Copa América de 2024, que será disputada em Miami, no próximo domingo, às 21h (de Brasília), marcará a despedida de um dos jogadores-chave da seleção argentina nos últimos anos: Di María. Outros pilares da equipe comandada por Lionel Scaloni, como Messi, também desfrutam dos últimos momentos vestindo a camisa albiceleste, embora não tenham cravado quando deixarão de defender seu país.

Compartilhe