Copa do Mundo

30 anos do tetra: onde estão os personagens do título mundial do Brasil

Em 17 de julho de 1994, os Estados Unidos foram palco da dramática vitória do Brasil sobre a Itália; veja como está cada personagem do tetra
Foto do autor
Compartilhe

Há exatos 30 anos, o Brasil conquistou o quarto dos cinco títulos da Copa do Mundo que possui no futebol masculino. No dia 17 de julho de 1994, nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira de Carlos Alberto Parreira venceu a Itália, de forma dramática, nos pênaltis, e atribui a alcunha de tetracampeões mundiais a 22 jogadores.

Depois de 30 anos da conquista, a maioria dos personagens do tetra segue ligada ao futebol. Astro da companhia, Romário é um dos que seguiram por caminhos inusitados. A nota triste fica por conta do falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, coordenador técnico na campanha nos Estados Unidos.

Na galeria abaixo, veja onde e como está cada personagem do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira!

Destaques e time base do Brasil na conquista do tetra

Sob o comando da dupla Carlos Alberto Parreira e Zagallo, o Brasil apostou em futebol pragmático, de posse de bola, com habilidosos atacantes e, principalmente, um consistente sistema defensivo.

O time base da Seleção Brasileira contava com Taffarel no gol; nas laterais, Jorginho e Branco; os zagueiros Márcio Santos e Aldair fechavam a primeira linha de quatro.

Mauro Silva e Dunga eram os ‘paredões’ no meio de campo. Mazinho e Zinho completavam a segunda linha de quatro.

No ataque, a perfeita sintonia entre Bebeto e Romário foi o brilho essencial para a conquista do quarto título mundial. A dupla marcou oito dos 11 gols da Seleção Brasileira na campanha do tetra – média de 72%.

Com cinco gols decisivos, Romário foi o craque e o vice-artilheiro da Copa de 1994. No final daquele ano, o ‘Baixinho’ teve o desempenho no Mundial coroado com o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa. 

Trajetória do Brasil na Copa de 1994

Fase de grupos

  • Brasil 2 x 0 Rússia
  • Brasil 3 x 0 Camarões
  • Brasil 1 x 1 Suécia

Oitavas de Final

  • Brasil 1 x 0 Estados Unidos

Quartas de Final

  • Holanda 2 x 3 Brasil

Semifinal

  • Suécia 0 x 1 Brasil

Final

  • Brasil 0 x 0 Itália (3 x 2 nos pênaltis)
Compartilhe