FUTEBOL MINEIRO

Após queda inédita para a Segunda Divisão do Mineiro, clube anuncia mudança de cidade

Time mineiro que foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro amarga fase dramática e vai mudar de cidade após quase 14 anos
Foto do autor
Compartilhe

Após inédito rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2024, o Boa Esporte anunciou nesta segunda-feira (22/7) que vai deixar a cidade de Vargínia, na Região Sul de Minas Gerais, que sedia o clube desde 2011.

A decisão foi tomada após reunião com representantes da prefeitura do município. Na semana passada, o ge.globo noticiou que o Boa já havia retirado os troféus e o escudo do time do hotel onde se hospedava em Vargínia.

Segunda mudança de cidade do Boa Esporte

O clube foi fundado em 1947 em Ituiutaba, cidade localizada no Triângulo Mineiro, como Ituiutaba Esporte Clube. Em 2011, se mudou para Vargínia e trocou de nome, passando a se chamar Boa Esporte Clube.

Embora tenha mais de 77 anos de hitória, o clube só se profissionalizou em 1998, e estreou na Primeira Divisão do Campeonato Mineiro em 2005, ano em que disputou pela primeira vez uma divisão do Campeonato Brasileiro – a Série C.

A mudança para Vargínia foi feita no melhor momento da história do Boa – no ano anterior, 2010, a equipe foi vice-campeã da Série C e garantiu, pela primeira vez, vaga na Série B. Na época, a transferência de município foi justificada pela melhor estrutura que a cidade do Sul de Minas ofereceria para o time disputar a Segunda Divisão do Brasileiro.

Boa quase subiu para a Série A do Brasileiro

O Boa Esporte ficou na Série B por cinco anos seguidos – em 2014, ficou perto de subir para a Primeira Divisão Nacional. Em 2015, caiu para a “Terceirona”, mas, no ano seguinte, conquistou o título da Série C, maior feito da história do clube

Em 2016, o sucesso nacional contrastou com o fracasso estadual – após 12 anos na elite, o time foi rebaixado para o Módulo II do Mineiro.

Derrocada até a ‘Terceirona’ do Mineiro

Em 2018, mesmo de volta à Primeira Divisão do Mineiro, o Boa iniciou derrocada. Caiu para a Série C após terminar na lanterna da B e, dois anos depois, caiu para a Quarta Divisão Nacional. Desde 2022, o time não disputa o Campeonato Brasileiro.

Em 2021, a equipe mineira foi rebaixada para o Módulo II do Mineiro e, em junho deste ano, caiu de forma inédita para a Segunda Divisão (equivalente à “Terceirona”) Estadual.

Veja o que o Boa falou

“A diretoria do Boa Esporte Clube informa que não seguirá em Varginha.

O Boa agradece a todos os torcedores que vibraram e estiveram ao lado da equipe nestes quase 14 anos em Varginha.

Aos prefeitos Vérdi Lúcio Melo, Antônio Silva e Eduardo Corujinha, a Câmara de Vereadores e as autoridades do município, todo respeito e gratidão pelo apoio. Aos empresários, patrocinadores e a imprensa local um singelo e verdadeiro “muito obrigado”.

A história construída com Varginha jamais será destruída e as lembranças de bons momentos é que ficarão marcadas eternamente em nossos corações.

Obrigado, Varginha.”

Compartilhe