FUTEBOL NACIONAL

Ex-jogadores de Atlético e Cruzeiro estão em eleição dos 100 atletas do século

Em uma lista que classifica os 100 maiores atletas deste século, Marta, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho aparecem na lista
Foto do autor
Compartilhe

Em uma lista que elegeu os 100 maiores atletas deste século, apenas três brasileiros foram mencionados, todos do futebol e ídolos da Seleção Brasileira. Os campeões do mundo em 2002 Ronaldo, revelado pelo Cruzeiro, e Ronaldinho Gaúcho, grande nome da história do Atlético, além de Marta, considerada uma das melhores jogadoras da história do futebol feminino. A eleição foi feita pela ESPN.

Na votação, que teve cerca de 70 mil participantes e considerou apenas feitos a partir dos anos 2000, Marta foi a mais bem colocada entre os brasileiros, na 32ª posição. Na sequência, Ronaldo ficou na 87ª colocação. Por fim, Ronaldinho ficou em 94ª.

O top 10 da pesquisa terminou da seguinte forma:

  • 1. Michael Phelps (natação)
  • 2. Serena Williams (tênis)
  • 3. Lionel Messi (futebol)
  • 4. LeBron James (basquete)
  • 5. Tom Brady (futebol americano)
  • 6. Roger Federer (tênis)
  • 7. Simone Biles (ginástica)
  • 8. Tiger Woods (golfe)
  • 9. Usain Bolt (atletismo)
  • 10. Kobe Bryant (basquete)

Ronaldo

O ex-atacante do Cruzeiro se destacou desde jovem com estatísticas impressionantes. Pelo time celeste, marcou 44 gols em 46 jogos ainda com 18 anos.

Ronaldo já era um dos grandes nomes do futebol no começo dos anos 2000, com uma bola de ouro conquistada, um título de Copa do Mundo em 1994 e um vice do torneio em 1998.

Porém, por conta de grave lesão no fim de 1999, o jogador passou por uma complexa recuperação. Em uma grande reviravolta, conseguiu voltar aos gramados e foi fundamental na conquista da Copa de 2002.

Posteriormente, jogou por Real Madrid (ESP), Milan (ITA) e encerrou a carreira no Corinthians.

Ronaldinho Gaúcho

Revelado no Grêmio no fim dos anos 1990, a ascensão do Ronaldinho como jogador ocorreu no começo deste século. O meia também foi peça importante na conquista da última Copa do Mundo vencida pelo Brasil.

Após boa passagem pelo PSG (FRA), foi contratado pelo Barcelona em 2003, onde conquistou Champions League, Bola de Ouro e e se consolidou como um dos jogadores mais marcantes da década.

Em 2013, após passar por Milan e Flamengo, o meia foi contratado pelo Atlético, onde foi campeão da Copa Libertadores e eleito o melhor jogador do torneio continental.

Marta

Única dos três que ainda joga profissionalmente, Marta, de 38 anos, se destacou no futebol brasileiro atuando pela Seleção Brasileira no começo dos anos 2000 e em sua passagem pelo Santos no fim da primeira década deste século.

Por clubes e com a camisa verde e amarela, Marta participou de diversas competições e quebrou recordes individuais.

A atacante venceu três Copa América feminina e dois Jogos Pan-Americanos. Seis vezes eleita a melhor jogadora do planeta (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), é a mulher que por mais vezes o prêmio.

Além disso, com 17 gols marcados, é a maior artilheira da história da Copa do Mundo, considerando números da feminina e masculina.

Marta integra o elenco que vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Compartilhe