Matheus Pereira e Gustavo Scarpa: dois meias, canhotos e com muitas participações em gols na temporada. É praticamente inevitável a comparação entre dois dos principais jogadores de Cruzeiro e Atlético em 2024.
Diante disso, o No Ataque buscou alguns números para ampliar a discussão. Afinal, qual dos dois tem se destacado mais – ao menos nas estatísticas?
O camisa 10 da Raposa leva a melhor em participações em gols – 21 a 15. Ele é, inclusive, o artilheiro do time na temporada, com nove bolas nas redes.
Outro número a favor de Matheus Pereira é o de passes decisivos por jogo no Brasileiro – aquele que deixa o companheiro em boas condições de finalizar.
Scarpa, por sua vez, se destaca pelos bons cruzamentos e maior envolvimento defensivo nas partidas. Ele chegou a atuar como ala pela esquerda durante parte da temporada, devido à lesão do lateral-esquerdo Guilherme Arana.
Matheus Pereira e Scarpa são dois dos melhores meias do futebol brasileiro, mas têm características diferentes. Enquanto o jogador da Raposa apresenta uma qualidade maior em termos criativos – passes em profundidade, dribles – o camisa 6 do Galo conta com bons chutes e cruzamentos partindo da ponta-direita.
Números na temporada
Matheus Pereira
Jogos: 37
Gols: 9
Assistências: 12
Scarpa
Jogos: 38
Gols: 8
Assistências: 7
Estatísticas no Brasileiro
Chutes certos por jogo
Matheus Pereira: 0.8
Scarpa: 0.8
Grandes chances criadas
Matheus Pereira: 5
Scarpa: 4
Passes decisivos por jogo (key passes)
Matheus Pereira: 2.3
Scarpa: 1.8
Dribles por jogo certos
Matheus Pereira: 1.2 (59%)
Scarpa: 0.8 (63%)
Cruzamentos certos por jogo
Matheus Pereira: 0.9 (22%)
Scarpa: 1.8 (20%)
Bolas perdidas
Matheus Pereira: 16.3
Scarpa: 16.9
Bolas recuperadas por jogo
Matheus Pereira: 3.2
Scarpa: 3.8