O goleiro Manuel Baldé, de 21 anos, viveu um de seus piores momentos esportivos neste domingo (11/8). Após cometer erros que culminaram nos três gols do time adversário em menos de dez minutos, o arqueiro foi substituído e consolado até pelo árbitro da partida, Tiago Martins.
A solidariedade de Martins veio após a atuação do goleiro contra o Oliveirense pela primeira fase da Liga 2, a Segunda Divisão do Campeonato Português. Mais curioso ainda é que o Penafiel, clube defendido por Baldé há um ano, ainda conseguiu superar o drama e vencer a partida por 4 a 3.
O primeiro erro de Baldé foi logo aos três minutos do jogo. No lance, ele saiu mal e Lucão aproveitou para marcar o primeiro gol do Oliveirense. Três minutos depois, Baldé tentou fazer uma finta, perdeu a bola e Zé Manuel não perdoou: 2 a 0. Aos nove minutos, Baldé voltou a ser desarmado, e André Santos cravou o terceiro.
Título de melhor goleiro
Apesar da partida desastrosa, Baldé tem bons números em Portugal. Em abril, recebeu o título de melhor jovem da 2ª Liga, com 15,6% dos votos, à frente do ponta Rúben Pina, do Belenenses, e do meia Vasco Souza, do Porto.
Carreira de Baldé
Nascido em 2002, em Albufeira, no sul de Portugal, Manuel Baldé também tem cidadania da Guiné-Bissau. O jovem goleiro de 1,94m chegou a jogar pela seleção nacional guineense em sete partidas em 2022.
O futebol entrou na vida de Baldé em 2014, quando ele tinha apenas 12 anos, no Imortal Youth. O jovem se formou nas categorias de base do Benfica, depois foi para o Aves e em seguida para o Vizela.
O contrato com o Penafiel começou em julho de 2023 e, desde então, defende o clube sediado a 340 quilômetros da capital Lisboa.