O ex-jogador e técnico chileno Marco Antonio Figueroa leva a disciplina ao extremo. Assim que assumiu o comando da Seleção de Nicarágua, em fevereiro de 2022, ele impôs proibições inusitadas relacionadas à aparência, ao estilo de vida e até ao meio de transporte utilizado pelos jogadores, que vão desde o uso do celular até o tipo de corte de cabelo.
Durante as concentrações, nenhum atleta pode usar celulares – especialmente nos momentos de refeições, sagrados para Marco. “Sempre quis que os jogadores se sentassem juntos à mesa e ficassem untos. Aqui não é permitido que quem acabe de comer vá embora antes, chegamos todos juntos e saímos todos juntos”, disse em entrevista ao jornalista José Alberto Montenegro, a quem revelou as proibições inusitadas.
Para chegar ao local onde a Seleção de Nicarágua treina, só se for de carro ou ônibus. O uso de motos pelos jogadores é proibido pelo técnico chileno.
Sem tatuagens ou cortes de cabelo ‘diferentes’
Marco Antonio Figueroa é extremamente conservador no quesito aparência. O técnico proíbe que os atletas façam mudanças “radicais” no visual – tatuagens não são permitidas, bem como cortes de cabelo “excêntricos”.
“Não gosto de cortes de cabelo diferentes, não gosto de cabelos pintadados, nem de tatuagens quando são excessivas. Há muitas coisas das quais não gosto. São muitas coisas que estamos tratando de corrigir para que o jogador entenda que a profissão é curta e é mais bonita para nós, que jogamos”, disse o ex-jogador, ao jornalista José Alberto Montenegro.
Segundo o treinador chileno, a aceitação das medidas rigorosas foi boa entre os atletas: “Entenderam bem que é para o bem deles”.
E dentro de campo?
Nos gramados, a Seleção de Nicarágua tem ido bem. Desde a chegada dele, está invicta jogando em casa – são 10 vitórias e dois empates em 12 jogos.
No total, Figueroa tem 13 vitórias, cinco empates e 10 derrotas em 28 partidas disputadas pela equipe sob o comando dele.
A principal meta do técnico chileno é classificar a seleção para a Copa do Mundo de 2026. Seria a primeira vez na história que o país disputaria o torneio de futebol mais importante do mundo.
Nicarágua mais perto do sonho da Copa do Mundo
A Nicarágua começou a trajetória rumo ao sonho com o pé direito: lidera o Grupo D das Eliminatórias Concacaf, que engloba nações da América do Norte e Central, com seis pontos conquistados em dois jogos.
Dessa vez, a equipe terá mais chances de conseguir ao Mundial por dois motivos extracampo.
- Não disputará vaga com Estados Unidos, Canadá e México – seleções mais fortes da Concacaf – , já que os três países vão sediar a competição.
- A partir de 2026, a Copa terá 48 seleções, 16 a mais do que as últimas edições. Três vagas diretas serão conferidas às três melhores seleções das eliminatórias Concacaf, além de duas vagas na repescagem